terça-feira, outubro 02, 2012

CARTA ABERTA POR IZABELLE VALLADARES






IMPORTANTE PARA TODAS AS SECRETARIAS DE CABO FRIO 
E ÓRGÃOS COMPETENTES


Caros líderes das secretarias, como sabem, sou escritora e batalho não só por minha carreira, mas em prol da cultura de modo geral na cidade, já participo de diversas atividades na Biblioteca e em Escolas Municipais e particulares dentro do município, com palestras sobre drogas, e com contação de histórias além de doação de livros para o hospital infantil (periodicamente), doação de livros para as bibliotecas tanto municipais quanto da rede particular do município, promoção de saraus, apoio à semana Monteiro Lobato  doando muitos livros na Biblioteca etc...
Estive com minha equipe em todas as secretarias e quase não obtive apoio, recebendo apenas a promessa da Secretaria de Turismo em colocar nossa programação no Banner da Praia, enfim uma lástima, pois o projeto não só valoriza a cidade, mas também o cidadão. A Secretaria de Educação nos apoiou divulgando  o projeto, principalmente divulgando entre as escolas a 1ª Gincana Interescolar de Cabo Frio que abrangerá a rede municipal e privada, com 12 escolas, mas, muitas escolas, ainda estão na luta de conseguir um transporte para levar estes alunos, principalmente às escolas do 2º distrito, que apesar de tentarem esquecer, ainda fazem parte de Cabo Frio.
 O apoio que tive até o momento foi do diretor do Teatro, que nos cedeu pelo segundo ano consecutivo o espaço.
 Ontem estive orgulhosamente dando uma entrevista na Rádio Justiça (voz do Brasil) em rede nacional sobre esta feira, e o MINC, ministério da Cultura me ligou oferendo aos 45 minutos do segundo tempo, visto que a feira ocorrerá em 14 dias o apoio de um cachê para trazer 3 autores de outros estados, seria uma grande ajuda, pois já estou trazendo do meu bolso, 14 autores, inclusive  1 casal dos Estados Unidos e 1 autora do Acre, que ficará em minha casa, pois não consegui apoio da rede hoteleira, só mesmo da pousada Garoupa que me ofereceu dois quartos, os demais virão e pagarão sua hospedagem com seus próprios recursos.
 Enfim, será que em 8 anos na frente do poder não sobrou nenhuma verba para apoiarem um movimento tão importante?
Será que aqui em Cabo Frio serei obrigada a ser sempre uma andorinha sozinha? Ou vocês só se preocupam quando chega realmente o verão político?
 Espero não ser mal interpretada como uma pessoa mal agradecida, pois sei que a cidade, me acolheu de braços abertos, mas... braços estes que fui obrigada a abrir, batendo de porta em porta de emissoras, ligando mil vezes para conseguir um espaço, e fazendo a minha parte.
 Estamos no calendário Nacional de Feiras de Livros registrado na Biblioteca Nacional, ontem recebi a ligação do Senador Cristóvam Buarque, que esteve no Estande da Literarte - Associação Internacional de Escritores e Artistas, em Nova York ,na Book Expo e em Paris no Salon du Livre, que tem sede sabe onde? Em Cabo Frio...
Pois é ... Em 1 ano eu levei o nome da Cidade junto com a Literarte para 12 países, não pensem que sou rica, que não estouro meus cartões de crédito, que não pago aluguel de loja, que não tenho filhos, muito pelo contrário, tenho 3 filhas, em idades escolares, e nem por isso deixo de correr  atrás dos meus sonhos.
Pedi apoio á diversos candidatos que estão apenas focados em seus objetivos próprios, muitos donos de hotéis e restaurantes, e não ganhei 1 flyer sequer, pedi camisas, pedi refeições, pedi qualquer apoio, pois já distribui nas escolas cerca de 30 mil flyers custeados por mim, além de visitar estas escolas com recreação, sem custo algum para a escola.
 Tenho hoje 3 escolas do município cadastradas para receber em doação 1000 livros para serem autografados na hora pelo autor, durante suas visitações na feira, dando oportunidade às crianças carentes que não poderão comprar livros na feira.
Livros estes que são doados pelos associados, que me apoiam grandemente nesta luta.
Gostaria que nestes 14 dias que faltam para nosso evento, não só o poder público, mas os demais empresários, vereadores, professores, educadores, tenham um pouco mais de atenção, para uma entidade que está sendo respeitada no mundo inteiro e esquecida em sua própria cidade.
Ontem peguei o folheto com as atividades da cidade e chorei quando não vi a Feira do Livro na Programação, pois esta já está sendo anunciada e divulgada a 3 meses, no  momento sou neutra politicamente, pois sou nascida em Niterói, apesar de já votar desde a eleição anterior aqui em Cabo Frio, e até o momento só vi , políticos olharem para seus próprios umbigos, meu apelo é este:
"As crianças são o futuro de nosso país, são elas que farão toda a diferença, são elas que estarão sentadas nas secretarias daqui a poucos anos, será que nenhum de vocês pode refletir sobre isso? "
 Grata pela atenção e desculpe o desabafo, e peço que pelo menos encaminhe a divulgação a seus contatos, assim como estou fazendo com os meus.

Izabelle Valladares - Escritora, ativista cultural e Presidente da Literarte.

Nenhum comentário: