quarta-feira, outubro 31, 2012

HOJE É O diaD: 110 ANOS DE DRUMMOND!

HOJE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
COMPLETARIA 110 ANOS!

VOCÊS CONHECEM O diaD?

*Espalhe a ideia! Dia 31 de outubro é a data de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, o poeta de Itabira/MG. É dia de comemoração!

Nas escolas, universidades, livrarias, bares, museus, TVs, rádios, centro culturais e mesmo em solidão, não importa onde e como, que todos devem lembrar e festejar Drummond e a sua poesia!

Um outro dia D, para apagar a guerra e saudar a liberdade, a imaginação, a aliança entre os homens de boa palavra.

Dia de festa, para a qual outros poetas devem ser convidados, claro. D é dia de todod, dia dado de bom grado por aquele que nos deu A Rosa do Povo, Claro Enigma, A Vida Passada a Limpo e tantas outras maravilhas.


DIA 31 DE OUTUBRO: DIA DO SACI!


Lenda do Saci-Pererê

Origem da lenda do Saci, características principais, personalidade, histórias e lendas da floresta, folclore nacional, cultura popular do interior do Brasil, cultura afro-brasileira, Dia do Saci.

O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.

Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.

O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras na matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal.

Diz o mito que ele se desloca dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”.

Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a mitologia, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras.

A crença neste personagem ainda é muito forte na região interior do Brasil. Em volta das fogueiras, os mais velhos contam suas experiências com o saci aos mais novos. Através da cultura oral, o mito vai se perpetuando. Porém, o personagem chegou aos grandes centros urbanos através da literatura, da televisão e das histórias em quadrinhos.

Quem primeiro retratou o personagem, de forma brilhante na literatura infantil, foi o escritor Monteiro Lobato. Nas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, o saci aparece constantemente. Ele vive aprontando com os personagens do sítio. A lenda se espalhou por todo o Brasil quando as histórias de Monteiro Lobato ganharam as telas da televisão, transformando-se em seriado, transmitido no começo da década de 1950. O saci também aparece em várias momentos das histórias em quadrinhos do personagem Chico Bento, de Maurício de Souza.

Dia do Saci

Com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil, foi criado em caráter nacional, em 2005, o Dia do Saci ( 31 de outubro). Uma forma de valorizar mais o folclore nacional, diminuindo a influência da cultura norte-americana em nosso país.

terça-feira, outubro 30, 2012

FRASES & PENSAMENTOS!


Silêncio 


O silêncio já se tornou para mim uma necessidade física espiritual. Inicialmente escolhi-o para aliviar-me da depressão. A seguir precisei de tempo para escrever. Após havê-lo praticado por certo tempo descobri, todavia, seu valor espiritual. E de repente dei conta de que eram esses momentos em que melhor podia comunicar-me com Deus. Agora sinto-me como se tivesse sido feito para o silêncio.


MAHATMA GANDHI - pacifista indiano.
(1869 - 1948)


UMA CHARGE PARA REFLETIRMOS!




DIVULGANDO CULTURA!


terça-feira, outubro 23, 2012

DESTAQUE POESIARTE DE OUTUBRO


*A poesiarte apresenta: Rodrigo Noval, poeta destaque do mês de outubro da Comunidade POESIARTE.

-Nome: Rodrigo Noval.
-Natural: Rio de Janeiro/RJ.
-Cidade que representa: Cabo Frio/RJ.
-Nasceu em 25 de setembro de 1978.
-Atividades: Policial Militar, escritor e acadêmico da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo/RJ.
-Autor do livro "Chá de Poesia".
-Link do autor: www.rodrigonovalchadepoesia.com



-Vejamos uma poesia de sua autoria:





TE AMANDO A FOGO BRANDO 


Enquanto o mundo faz do amor uma abstração,
eu faço dele uma arte.
Uma simples referência que me traduz o teu olhar,
num questionamento a parte...

Destilo esse sentimento no disseminar do teu sorriso
que em fogo brando me aquece sem alarde
cozinhando o fascínio do meu raciocínio
num jogo de paz que quase não arde...

E servindo o prato fino dessa verdade,
me banho de proteção contra qualquer vaidade
que ameace a arte de te amar
me deixando imune a qualquer risco de infelicidade...

(Rodrigo Noval)

UMA CHARGE PARA REFLETIRMOS!

*Charge de Nani.

sexta-feira, outubro 19, 2012

RODRIGO POETA E ZEL HUMOR NO ANIVERSÁRIO DA FEIRA DE ARTESANATO DE CAMPOS/RJ


 *No dia 18 de outubro estive em Campos dos Goytacazes/RJ com meu amigo José Luiz (Zel Humor) para prestigiar os 20 anos de MÃOS DE CAMPOS - FEIRA DE ARTESANATO. Uma festa bonita, que contou com a presença da impressa e de diversas autoridades que compõem o governo municipal  de Campos do Goytacazes/RJ. Fomos muito bem recebido pelo responsável pela CODEMCA (Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos), presidida por Jivago Faria. Na ocasião, eu como presidente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo/RJ, entreguei em mãos o título de Membro Honorário da entidade e lhe dei de presente o livro de poesias de minha autoria, intitulado POESIARTE. Entreguei nas mãos da Prefeita Rosa Garotinho de Campos do Goytacazes/RJ,  a Antologia Farol Literário organizada pela academia em conjunto com a Literarte. O grande chargista, caricaturista e amigo, que indicou o presidente Jivago Faria da CODEMCA para receber o título de honorário da ACLAC,  também fez uma bela caricatura para prefeita de Campos/RJ. O evento contou com um bolo de 20 metros, que teve seu primeiro pedaço partido e dado pela Prefeita Rosa Garotinho a uma jovem menina. Um momento muito emocionante. A Prefeita na ocasião entregou as novas barracas móveis para os artesãos e falou da importância desta iniciativa que já dura 20 anos e prestigia os artesãos da cidade. Uma coisa foi fato no evento, o carinho ao artista e amigo Zel Humor, que recebeu em Campos/RJ e a mim que fui muito bem tratado. Um fato em que não ocorre na cidade em que divulgamos para o Brasil, uma cidade que não respeita seus artistas e não valoriza, uma cidade que destrói a sua história, que se chama Cabo Frio/RJ. Como seria bom se nós artistas da terra, fôssemos valorizados como somos em outras cidades da Região e de outros estados do Brasil.

-Vejamos algumas fotos:


*Bolo de 20 metros feito em comemoração
aos 20 anos de MÃOS DE CAMPOS -
FEIRA DE ARTESANATO.

*Na foto: O Presidente Rodrigo Octavio Pereira de Andrade
da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo/RJ,
o Presidente Jivago Faria da CODEMCA e o grande chargista,
caricaturista e amigo Zel Humor.

*Na foto: Momento em que a Prefeita Rosa Garotinho
recebe em mãos a sua caricatura feita
pelo Mestre Zel Humor.

*Na foto: A Prefeita Rosa Garotinho falando da importância 
da Feira e agradecendo pelo trabalho do incansável
Jivago Faria (Presidente da CODEMCA).

*Momento único: Jivago Faria (Presidente da CODEMCA),
a Prefeira Rosa Garotinho, o amigo Mestre Zel Humor
e eu (Presidente da ACLAC/Arraial do Cabo-RJ).



*Fotos e matéria: Rodrigo Poeta.


UMA CHARGE PARA REFLETIRMOS!

*Charge de Cazo.

MEMÓRIARTE


*Tarrafeador na Praia do Forte, Cabo Frio / RJ. 
- Foto Wolney (sem data).

quinta-feira, outubro 11, 2012

UM VÍDEO PARA SENTIRMOS NA ALMA!

MEMÓRIARTE

*Convento Nossa Senhora dos Anjos de Cabo Frio/RJ
em 1952.

PALAVRAS DE OSHO


"Quando você pode colocar toda sua energia para criar algo que vai lhe dar satisfação, que lhe dará um profundo senso de realização, a sensação de que você não está vivendo aqui desnecessariamente, você contribuiu com alguma coisa, você fez o mundo um pouco mais bonito algumas flores a mais você tem adicionado ao caminho, ao mundo.
Se todo mundo está adicionando algumas flores a mais, todo este mundo pode voltar a ser um maravilhoso jardim.”  

(Osho)


A HISTÓRIA DO MONSTRO DE RENATO BABÃO




A HISTÓRIA DO MONSTRO DE RENATO BABÃO


"No final de 1983, um grupo de pescadores de Cabo Frio foi pescar em alto mar, além da Ilha de Sant’Ana

 e se deparou com um enorme peixe, muito estranho, medonho de feio. De imediato o animal não pode ser identificado pelos biólogos por que cada pescador ilustrava o animal de uma forma mais horrenda do que a outra e assim o “Monstro” foi criado. Através de alguns dados do formato da cabeça e de outros detalhes recolhidos por outros pescadores que também alegavam ter visto o tal “Monstro” nas redondezas, os biólogos chegaram à conclusão que este animal horrendo poderia ser um cachalote ou um tubarão. O fato foi que isto sacudiu toda a cidade naquele ano. Pescadores apavorados se negavam a ir pescar, as famílias não menos assustadas proibiam até seus filhos de dar um ingênuo mergulho nas redondezas da ilha do japonês por causa do temido “Monstro”.

A notícia apavorante percorreu o Brasil todo em rede nacional através do programa da Rede Globo, o Fantástico, que veio à cidade e fez uma longa matéria com o fato do aparecimento do “Monstro” do mar Cabofriense.

O pescador mais assustado de toda a região dos Lagos foi o corajoso Renato Babão que, ao falar da terrível criatura, cuspia e se babava todo. Após muitas discussões e muito bate boca acerca do aparecimento desta fera do mar, aos poucos o assunto foi caindo no esquecimento do povo.

No carnaval de 1984 o bloco carnavalesco do Bairro União, Vermelho e Branco, em homenagem ao fato teve como enredo a história do “Monstro”. A letra do samba foi composta por Cafu, meu irmão, em parceria com o saudoso mineiro Tiê".

*Meri Damaceno  é memorialista e pesquisadora cabo-friense.

VISUAL POETRY POR FÁTIMA QUEIROZ!

quarta-feira, outubro 10, 2012

POLÍTICA SUJA!

*Link de Bruno: chargesbruno.blogspot.com

SANTINHOS ASSASSINOS!

*Morreu na manhã desta quarta-feira (10) uma mulher de 64 anos que escorregou em "santinhos" espalhados em frente à Escola Francisco Alves Brisola, no Núcleo Geisel, um dos 87 locais de votação nas eleições do último domingo (7) em Bauru (SP). Ela havia fraturado a bacia na queda. 
Socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Pronto-Socorro Central, no mesmo dia a idosa precisou ser transferida para o Hospital Estadual por conta da gravidade da fratura. 
Segundo a assessoria do hospital, a mulher já apresentava problemas de saúde e, agravados com a fratura na bacia, não resistiu. Ela era doente renal crônica e fazia hemodiálise no hospital. Ainda de acordo com a assessoria, a idosa não tem familiares. Vizinhos e amigos dela, assim como funcionários do hospital, estariam se mobilizando para realizar o velório e o enterro do corpo.
No dia do incidente, a polícia não registrou a ocorrência. Sobre os "santinhos" espalhados pelas ruas, a assessoria de imprensa da prefeitura informa que foram recolhidas aproximadamente sete toneladas de lixo eleitoral na segunda-feira (8), nas regiões dos 87 locais de votação.

Fonte: G1

- Segue o link:

quinta-feira, outubro 04, 2012

MOMENTO PARA SORRIR!

ESTE VAI DAR CERTO!
ESTE VAI SER DIFERENTE!
ESTE VAI ACABAR COM A ESCURIDÃO!

ADQUIRA O MEU LIVRO DE POESIAS POESIARTE E FAÇA PARTE DE MINHA HISTÓRIA!

ADQUIRA O MEU LIVRO DE POESIAS POESIARTE 
E FAÇA PARTE DE MINHA HISTÓRIA




*Veja abaixo mais fotos de quem está fazendo parte de minha história:


*Na foto: Camila Reis, Rodrigo Poeta
e Fátima Fiuza.



*Na foto: Rodrigo Poeta e Elisangela Mendes.

*Na foto: Janete Faria e Rodrigo Poeta.

*Estes são os agraciados que fazem parte da minha história:

1-Nica Bomfim (Rio de Janeiro-RJ)
2-Cris Dakinis (São Pedro da Aldeia-RJ)
3-José Henrique (Arraial do Cabo-RJ)
4-Lenir Moura (Arraial do Cabo-RJ)
5-Nélio Aguiar (Arraial do Cabo-RJ)
6-Roldão Aires (São Paulo-SP)
7-Janete Faria (Cabo Frio-RJ)
8-Elisangela Mendes (Arraial do Cabo-RJ)
9-Fátima Fiuza (Arraial do Cabo-RJ)
10-Rogério Araújo (São Gonçalo-RJ)
11-José Luiz (Cabo Frio-RJ)
12-Marco Provazzi (Rio das Ostras-RJ)
13-Roberta Gonçalves (Cabo Frio-RJ)
14-Flavio Machado (Cabo Frio-RJ)
15-Rodrigo Noval (Cabo Frio-RJ)
16-Izabelle Valladares (Cabo Frio-RJ)
17-Sylvia Maria (Cabo Frio-RJ)
18-Tatiana Alves (Rio de Janeiro-RJ)
19-Colégio Municipal Rui Barbosa (Cabo Frio-RJ)
20-Teresa Nogueira (Cabo Frio-RJ)
21-Hélida (Cabo Frio-RJ)
22-Gilson Faustino Maia (Petrópolis-RJ)
23-Lídia Maria Pereira de Andrade (Cabo Frio-RJ)
24-Bárbara Pérez (Marataízes-ES)
25-Camila Reis (Cabo Frio-RJ)

*Faça parte desta história! Entre em contato através deste e-mail: poesiarte@hotmail.com

Muita luz para todos!

Rodrigo Poeta

UMA CHARGE DE ZEL PARA REFLETIRMOS!