quarta-feira, outubro 31, 2012

HOJE É O diaD: 110 ANOS DE DRUMMOND!

HOJE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
COMPLETARIA 110 ANOS!

VOCÊS CONHECEM O diaD?

*Espalhe a ideia! Dia 31 de outubro é a data de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, o poeta de Itabira/MG. É dia de comemoração!

Nas escolas, universidades, livrarias, bares, museus, TVs, rádios, centro culturais e mesmo em solidão, não importa onde e como, que todos devem lembrar e festejar Drummond e a sua poesia!

Um outro dia D, para apagar a guerra e saudar a liberdade, a imaginação, a aliança entre os homens de boa palavra.

Dia de festa, para a qual outros poetas devem ser convidados, claro. D é dia de todod, dia dado de bom grado por aquele que nos deu A Rosa do Povo, Claro Enigma, A Vida Passada a Limpo e tantas outras maravilhas.


DIA 31 DE OUTUBRO: DIA DO SACI!


Lenda do Saci-Pererê

Origem da lenda do Saci, características principais, personalidade, histórias e lendas da floresta, folclore nacional, cultura popular do interior do Brasil, cultura afro-brasileira, Dia do Saci.

O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.

Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.

O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras na matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal.

Diz o mito que ele se desloca dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”.

Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a mitologia, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras.

A crença neste personagem ainda é muito forte na região interior do Brasil. Em volta das fogueiras, os mais velhos contam suas experiências com o saci aos mais novos. Através da cultura oral, o mito vai se perpetuando. Porém, o personagem chegou aos grandes centros urbanos através da literatura, da televisão e das histórias em quadrinhos.

Quem primeiro retratou o personagem, de forma brilhante na literatura infantil, foi o escritor Monteiro Lobato. Nas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, o saci aparece constantemente. Ele vive aprontando com os personagens do sítio. A lenda se espalhou por todo o Brasil quando as histórias de Monteiro Lobato ganharam as telas da televisão, transformando-se em seriado, transmitido no começo da década de 1950. O saci também aparece em várias momentos das histórias em quadrinhos do personagem Chico Bento, de Maurício de Souza.

Dia do Saci

Com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil, foi criado em caráter nacional, em 2005, o Dia do Saci ( 31 de outubro). Uma forma de valorizar mais o folclore nacional, diminuindo a influência da cultura norte-americana em nosso país.

terça-feira, outubro 30, 2012

FRASES & PENSAMENTOS!


Silêncio 


O silêncio já se tornou para mim uma necessidade física espiritual. Inicialmente escolhi-o para aliviar-me da depressão. A seguir precisei de tempo para escrever. Após havê-lo praticado por certo tempo descobri, todavia, seu valor espiritual. E de repente dei conta de que eram esses momentos em que melhor podia comunicar-me com Deus. Agora sinto-me como se tivesse sido feito para o silêncio.


MAHATMA GANDHI - pacifista indiano.
(1869 - 1948)


UMA CHARGE PARA REFLETIRMOS!




FRACTAL ART POR FÁTIMA QUEIROZ

DIVULGANDO CULTURA!


terça-feira, outubro 23, 2012

DESTAQUE POESIARTE DE OUTUBRO


*A poesiarte apresenta: Rodrigo Noval, poeta destaque do mês de outubro da Comunidade POESIARTE.

-Nome: Rodrigo Noval.
-Natural: Rio de Janeiro/RJ.
-Cidade que representa: Cabo Frio/RJ.
-Nasceu em 25 de setembro de 1978.
-Atividades: Policial Militar, escritor e acadêmico da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo/RJ.
-Autor do livro "Chá de Poesia".
-Link do autor: www.rodrigonovalchadepoesia.com



-Vejamos uma poesia de sua autoria:





TE AMANDO A FOGO BRANDO 


Enquanto o mundo faz do amor uma abstração,
eu faço dele uma arte.
Uma simples referência que me traduz o teu olhar,
num questionamento a parte...

Destilo esse sentimento no disseminar do teu sorriso
que em fogo brando me aquece sem alarde
cozinhando o fascínio do meu raciocínio
num jogo de paz que quase não arde...

E servindo o prato fino dessa verdade,
me banho de proteção contra qualquer vaidade
que ameace a arte de te amar
me deixando imune a qualquer risco de infelicidade...

(Rodrigo Noval)

UMA CHARGE PARA REFLETIRMOS!

*Charge de Nani.

sexta-feira, outubro 19, 2012

RODRIGO POETA E ZEL HUMOR NO ANIVERSÁRIO DA FEIRA DE ARTESANATO DE CAMPOS/RJ


 *No dia 18 de outubro estive em Campos dos Goytacazes/RJ com meu amigo José Luiz (Zel Humor) para prestigiar os 20 anos de MÃOS DE CAMPOS - FEIRA DE ARTESANATO. Uma festa bonita, que contou com a presença da impressa e de diversas autoridades que compõem o governo municipal  de Campos do Goytacazes/RJ. Fomos muito bem recebido pelo responsável pela CODEMCA (Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos), presidida por Jivago Faria. Na ocasião, eu como presidente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo/RJ, entreguei em mãos o título de Membro Honorário da entidade e lhe dei de presente o livro de poesias de minha autoria, intitulado POESIARTE. Entreguei nas mãos da Prefeita Rosa Garotinho de Campos do Goytacazes/RJ,  a Antologia Farol Literário organizada pela academia em conjunto com a Literarte. O grande chargista, caricaturista e amigo, que indicou o presidente Jivago Faria da CODEMCA para receber o título de honorário da ACLAC,  também fez uma bela caricatura para prefeita de Campos/RJ. O evento contou com um bolo de 20 metros, que teve seu primeiro pedaço partido e dado pela Prefeita Rosa Garotinho a uma jovem menina. Um momento muito emocionante. A Prefeita na ocasião entregou as novas barracas móveis para os artesãos e falou da importância desta iniciativa que já dura 20 anos e prestigia os artesãos da cidade. Uma coisa foi fato no evento, o carinho ao artista e amigo Zel Humor, que recebeu em Campos/RJ e a mim que fui muito bem tratado. Um fato em que não ocorre na cidade em que divulgamos para o Brasil, uma cidade que não respeita seus artistas e não valoriza, uma cidade que destrói a sua história, que se chama Cabo Frio/RJ. Como seria bom se nós artistas da terra, fôssemos valorizados como somos em outras cidades da Região e de outros estados do Brasil.

-Vejamos algumas fotos:


*Bolo de 20 metros feito em comemoração
aos 20 anos de MÃOS DE CAMPOS -
FEIRA DE ARTESANATO.

*Na foto: O Presidente Rodrigo Octavio Pereira de Andrade
da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo/RJ,
o Presidente Jivago Faria da CODEMCA e o grande chargista,
caricaturista e amigo Zel Humor.

*Na foto: Momento em que a Prefeita Rosa Garotinho
recebe em mãos a sua caricatura feita
pelo Mestre Zel Humor.

*Na foto: A Prefeita Rosa Garotinho falando da importância 
da Feira e agradecendo pelo trabalho do incansável
Jivago Faria (Presidente da CODEMCA).

*Momento único: Jivago Faria (Presidente da CODEMCA),
a Prefeira Rosa Garotinho, o amigo Mestre Zel Humor
e eu (Presidente da ACLAC/Arraial do Cabo-RJ).



*Fotos e matéria: Rodrigo Poeta.


UMA CHARGE PARA REFLETIRMOS!

*Charge de Cazo.

MEMÓRIARTE


*Tarrafeador na Praia do Forte, Cabo Frio / RJ. 
- Foto Wolney (sem data).

quinta-feira, outubro 11, 2012

UM VÍDEO PARA SENTIRMOS NA ALMA!

MEMÓRIARTE

*Convento Nossa Senhora dos Anjos de Cabo Frio/RJ
em 1952.

PALAVRAS DE OSHO


"Quando você pode colocar toda sua energia para criar algo que vai lhe dar satisfação, que lhe dará um profundo senso de realização, a sensação de que você não está vivendo aqui desnecessariamente, você contribuiu com alguma coisa, você fez o mundo um pouco mais bonito algumas flores a mais você tem adicionado ao caminho, ao mundo.
Se todo mundo está adicionando algumas flores a mais, todo este mundo pode voltar a ser um maravilhoso jardim.”  

(Osho)


A HISTÓRIA DO MONSTRO DE RENATO BABÃO




A HISTÓRIA DO MONSTRO DE RENATO BABÃO


"No final de 1983, um grupo de pescadores de Cabo Frio foi pescar em alto mar, além da Ilha de Sant’Ana

 e se deparou com um enorme peixe, muito estranho, medonho de feio. De imediato o animal não pode ser identificado pelos biólogos por que cada pescador ilustrava o animal de uma forma mais horrenda do que a outra e assim o “Monstro” foi criado. Através de alguns dados do formato da cabeça e de outros detalhes recolhidos por outros pescadores que também alegavam ter visto o tal “Monstro” nas redondezas, os biólogos chegaram à conclusão que este animal horrendo poderia ser um cachalote ou um tubarão. O fato foi que isto sacudiu toda a cidade naquele ano. Pescadores apavorados se negavam a ir pescar, as famílias não menos assustadas proibiam até seus filhos de dar um ingênuo mergulho nas redondezas da ilha do japonês por causa do temido “Monstro”.

A notícia apavorante percorreu o Brasil todo em rede nacional através do programa da Rede Globo, o Fantástico, que veio à cidade e fez uma longa matéria com o fato do aparecimento do “Monstro” do mar Cabofriense.

O pescador mais assustado de toda a região dos Lagos foi o corajoso Renato Babão que, ao falar da terrível criatura, cuspia e se babava todo. Após muitas discussões e muito bate boca acerca do aparecimento desta fera do mar, aos poucos o assunto foi caindo no esquecimento do povo.

No carnaval de 1984 o bloco carnavalesco do Bairro União, Vermelho e Branco, em homenagem ao fato teve como enredo a história do “Monstro”. A letra do samba foi composta por Cafu, meu irmão, em parceria com o saudoso mineiro Tiê".

*Meri Damaceno  é memorialista e pesquisadora cabo-friense.

DIVULGANDO CULTURA!

*Clique na imagem para ampliar!


VISUAL POETRY POR FÁTIMA QUEIROZ!

DIVULGANDO CULTURA!





*VEM AÍ A 1ª MOSTRA DE ARTE FLAMBOYANT, de 31 de outubro a 13 de novembro, em Cabo Frio. Os visitantes poderão conferir os trabalhos dos artistas Paulo Luís, Reinaldo Caó, Oliveira Celso, Ivan Amorim, Cleusa Araújo e Iva Maria. A programação conta ainda com palestras e apresentações musicais. O Espaço fica na Rua José Paes de Abreu, 920, Jardim Flamboyant, e estará aberto das 9h às 20h30. Todas as noites haverá apresentação musical fechando o dia de exposição. A entrada é franca. 
Informações: (22) 2644-6813/ (22) 9995-1230.

DIVULGANDO CULTURA!


quarta-feira, outubro 10, 2012

POLÍTICA SUJA!

*Link de Bruno: chargesbruno.blogspot.com

SANTINHOS ASSASSINOS!

*Morreu na manhã desta quarta-feira (10) uma mulher de 64 anos que escorregou em "santinhos" espalhados em frente à Escola Francisco Alves Brisola, no Núcleo Geisel, um dos 87 locais de votação nas eleições do último domingo (7) em Bauru (SP). Ela havia fraturado a bacia na queda. 
Socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Pronto-Socorro Central, no mesmo dia a idosa precisou ser transferida para o Hospital Estadual por conta da gravidade da fratura. 
Segundo a assessoria do hospital, a mulher já apresentava problemas de saúde e, agravados com a fratura na bacia, não resistiu. Ela era doente renal crônica e fazia hemodiálise no hospital. Ainda de acordo com a assessoria, a idosa não tem familiares. Vizinhos e amigos dela, assim como funcionários do hospital, estariam se mobilizando para realizar o velório e o enterro do corpo.
No dia do incidente, a polícia não registrou a ocorrência. Sobre os "santinhos" espalhados pelas ruas, a assessoria de imprensa da prefeitura informa que foram recolhidas aproximadamente sete toneladas de lixo eleitoral na segunda-feira (8), nas regiões dos 87 locais de votação.

Fonte: G1

- Segue o link:

quinta-feira, outubro 04, 2012

MOMENTO PARA SORRIR!

ESTE VAI DAR CERTO!
ESTE VAI SER DIFERENTE!
ESTE VAI ACABAR COM A ESCURIDÃO!

ADQUIRA O MEU LIVRO DE POESIAS POESIARTE E FAÇA PARTE DE MINHA HISTÓRIA!

ADQUIRA O MEU LIVRO DE POESIAS POESIARTE 
E FAÇA PARTE DE MINHA HISTÓRIA




*Veja abaixo mais fotos de quem está fazendo parte de minha história:


*Na foto: Camila Reis, Rodrigo Poeta
e Fátima Fiuza.



*Na foto: Rodrigo Poeta e Elisangela Mendes.

*Na foto: Janete Faria e Rodrigo Poeta.

*Estes são os agraciados que fazem parte da minha história:

1-Nica Bomfim (Rio de Janeiro-RJ)
2-Cris Dakinis (São Pedro da Aldeia-RJ)
3-José Henrique (Arraial do Cabo-RJ)
4-Lenir Moura (Arraial do Cabo-RJ)
5-Nélio Aguiar (Arraial do Cabo-RJ)
6-Roldão Aires (São Paulo-SP)
7-Janete Faria (Cabo Frio-RJ)
8-Elisangela Mendes (Arraial do Cabo-RJ)
9-Fátima Fiuza (Arraial do Cabo-RJ)
10-Rogério Araújo (São Gonçalo-RJ)
11-José Luiz (Cabo Frio-RJ)
12-Marco Provazzi (Rio das Ostras-RJ)
13-Roberta Gonçalves (Cabo Frio-RJ)
14-Flavio Machado (Cabo Frio-RJ)
15-Rodrigo Noval (Cabo Frio-RJ)
16-Izabelle Valladares (Cabo Frio-RJ)
17-Sylvia Maria (Cabo Frio-RJ)
18-Tatiana Alves (Rio de Janeiro-RJ)
19-Colégio Municipal Rui Barbosa (Cabo Frio-RJ)
20-Teresa Nogueira (Cabo Frio-RJ)
21-Hélida (Cabo Frio-RJ)
22-Gilson Faustino Maia (Petrópolis-RJ)
23-Lídia Maria Pereira de Andrade (Cabo Frio-RJ)
24-Bárbara Pérez (Marataízes-ES)
25-Camila Reis (Cabo Frio-RJ)

*Faça parte desta história! Entre em contato através deste e-mail: poesiarte@hotmail.com

Muita luz para todos!

Rodrigo Poeta

UMA CHARGE DE ZEL PARA REFLETIRMOS!


terça-feira, outubro 02, 2012

MOMENTO DA COMPADECIDA!


DA SÉRIE A LITERATURA NÃO PARA!

CARTA ABERTA POR IZABELLE VALLADARES






IMPORTANTE PARA TODAS AS SECRETARIAS DE CABO FRIO 
E ÓRGÃOS COMPETENTES


Caros líderes das secretarias, como sabem, sou escritora e batalho não só por minha carreira, mas em prol da cultura de modo geral na cidade, já participo de diversas atividades na Biblioteca e em Escolas Municipais e particulares dentro do município, com palestras sobre drogas, e com contação de histórias além de doação de livros para o hospital infantil (periodicamente), doação de livros para as bibliotecas tanto municipais quanto da rede particular do município, promoção de saraus, apoio à semana Monteiro Lobato  doando muitos livros na Biblioteca etc...
Estive com minha equipe em todas as secretarias e quase não obtive apoio, recebendo apenas a promessa da Secretaria de Turismo em colocar nossa programação no Banner da Praia, enfim uma lástima, pois o projeto não só valoriza a cidade, mas também o cidadão. A Secretaria de Educação nos apoiou divulgando  o projeto, principalmente divulgando entre as escolas a 1ª Gincana Interescolar de Cabo Frio que abrangerá a rede municipal e privada, com 12 escolas, mas, muitas escolas, ainda estão na luta de conseguir um transporte para levar estes alunos, principalmente às escolas do 2º distrito, que apesar de tentarem esquecer, ainda fazem parte de Cabo Frio.
 O apoio que tive até o momento foi do diretor do Teatro, que nos cedeu pelo segundo ano consecutivo o espaço.
 Ontem estive orgulhosamente dando uma entrevista na Rádio Justiça (voz do Brasil) em rede nacional sobre esta feira, e o MINC, ministério da Cultura me ligou oferendo aos 45 minutos do segundo tempo, visto que a feira ocorrerá em 14 dias o apoio de um cachê para trazer 3 autores de outros estados, seria uma grande ajuda, pois já estou trazendo do meu bolso, 14 autores, inclusive  1 casal dos Estados Unidos e 1 autora do Acre, que ficará em minha casa, pois não consegui apoio da rede hoteleira, só mesmo da pousada Garoupa que me ofereceu dois quartos, os demais virão e pagarão sua hospedagem com seus próprios recursos.
 Enfim, será que em 8 anos na frente do poder não sobrou nenhuma verba para apoiarem um movimento tão importante?
Será que aqui em Cabo Frio serei obrigada a ser sempre uma andorinha sozinha? Ou vocês só se preocupam quando chega realmente o verão político?
 Espero não ser mal interpretada como uma pessoa mal agradecida, pois sei que a cidade, me acolheu de braços abertos, mas... braços estes que fui obrigada a abrir, batendo de porta em porta de emissoras, ligando mil vezes para conseguir um espaço, e fazendo a minha parte.
 Estamos no calendário Nacional de Feiras de Livros registrado na Biblioteca Nacional, ontem recebi a ligação do Senador Cristóvam Buarque, que esteve no Estande da Literarte - Associação Internacional de Escritores e Artistas, em Nova York ,na Book Expo e em Paris no Salon du Livre, que tem sede sabe onde? Em Cabo Frio...
Pois é ... Em 1 ano eu levei o nome da Cidade junto com a Literarte para 12 países, não pensem que sou rica, que não estouro meus cartões de crédito, que não pago aluguel de loja, que não tenho filhos, muito pelo contrário, tenho 3 filhas, em idades escolares, e nem por isso deixo de correr  atrás dos meus sonhos.
Pedi apoio á diversos candidatos que estão apenas focados em seus objetivos próprios, muitos donos de hotéis e restaurantes, e não ganhei 1 flyer sequer, pedi camisas, pedi refeições, pedi qualquer apoio, pois já distribui nas escolas cerca de 30 mil flyers custeados por mim, além de visitar estas escolas com recreação, sem custo algum para a escola.
 Tenho hoje 3 escolas do município cadastradas para receber em doação 1000 livros para serem autografados na hora pelo autor, durante suas visitações na feira, dando oportunidade às crianças carentes que não poderão comprar livros na feira.
Livros estes que são doados pelos associados, que me apoiam grandemente nesta luta.
Gostaria que nestes 14 dias que faltam para nosso evento, não só o poder público, mas os demais empresários, vereadores, professores, educadores, tenham um pouco mais de atenção, para uma entidade que está sendo respeitada no mundo inteiro e esquecida em sua própria cidade.
Ontem peguei o folheto com as atividades da cidade e chorei quando não vi a Feira do Livro na Programação, pois esta já está sendo anunciada e divulgada a 3 meses, no  momento sou neutra politicamente, pois sou nascida em Niterói, apesar de já votar desde a eleição anterior aqui em Cabo Frio, e até o momento só vi , políticos olharem para seus próprios umbigos, meu apelo é este:
"As crianças são o futuro de nosso país, são elas que farão toda a diferença, são elas que estarão sentadas nas secretarias daqui a poucos anos, será que nenhum de vocês pode refletir sobre isso? "
 Grata pela atenção e desculpe o desabafo, e peço que pelo menos encaminhe a divulgação a seus contatos, assim como estou fazendo com os meus.

Izabelle Valladares - Escritora, ativista cultural e Presidente da Literarte.