quinta-feira, agosto 23, 2007

ARTIGO DE RODRIGO POETA


A poesiarte apresenta: Rodrigo Octavio Pereira de Andrade (Rodrigo Poeta). Poeta, pesquisador, professor, ativista cultural e cabo-friense.


Vejamos um artigo de sua autoria publicado no Jornal O Popular da Costa do Sol de Iguaba-RJ:


"Pobres e poucas ovelhas da Educação"

O ensino mudou! Esta afirmativa até parece piada, mas é o que diz o Governo. E você professor mudou? Uma pergunta difícil de responder!

Vamos então a dois exemplos de professores caracterizados, um por Pedro Bloch e o outro por Chico Alencar.

Pedro Bloch no seu livro “É Proibido Falar com Juninho!”, mostra um professor de mente retrógada, onde criança não pensa e não questiona na visão dele. Um professor que parou no tempo, vê que tem um aluno do qual possui esses ‘péssimos hábitos de pensar e questionar’, tenta assim excluí-lo da escola, para não contaminar os demais alunos.

No final disso tudo, esse professor parado no tempo é o verdadeiro excluído pelos professores de mentes dirigidas par o futuro e o bem-estar dos alunos. Salve Juninho, o aluno deste livro!

Chico Alencar no seu livro “Br 500 Um guia para redescoberta do Brasil”, mostra uma professora dedicada a aprender, conhecer e claro a observar o mundo em sua volta.

Uma professora que gosta de trabalhar em grupo, uma professora que não está de mal com a vida, pois ela está na luta, na busca de uma renovação contínua da Educação. O nome dessa professora de Chico Alencar é Maria, uma mulher que escolheu esta profissão com amor e dedicação.

Vemos então dois casos de professores dedicados com sua atualização dos seus conhecimentos, mas aquele professor retrógrado de Pedro Bloch ainda existe, diferente dos outros professores do seu livro, e ainda está parado no tempo, porque o ensino não mudou propriamente como diz o Governo.

Falam que a escola é baseada ao aluno que aprende a aprender, isto não é verdade para a realidade que vivemos.

Vemos alunos amontoados em salas precárias, sem professores, sem materiais didáticos, sem merenda e sem condições psicológicas de vida no ambiente escolar.

E dizem que a escola é pública, ou seja, “não é paga!”

Vemos os tais que aprenderam a aprender, a fazerem atrocidades com trotes mortais dentro das universidades e em escolas os tais que aprendem a aprender, violências mortais.

Onde está a Educação?

Sem a Educação, não temos um ensino propriamente dito e determinado por uma lei.

Fome, miséria, violência, estes são os problemas da Educação de uma sociedade brasileira que forma este país.

O Brasil dos Analfabetos, Semi-Analfabetos e o Brasil dos FDPS, que dizem que o ensino mudou. E você coitado professor, é valorizado, é vinculado no seu trabalho às práticas sociais como diz a lei, você professor tem deveres e direitos?

Assim sendo, nem tudo é ruim na Educação, pois existem “Pobres e poucas ovelhas” tentando mudar esta situação.

(Poeta Rodrigo Octavio Pereira de Andrade)


Nenhum comentário: