terça-feira, julho 13, 2010

ENTREVISTA COM CEÓ PONTUAL



*Nome: Ceó Pontual.
*Cidade de origem: Recife-PE.
*Data de nascimento: 27/09/1970.
*Cidade que representa: Recife-PE.
*Atividades: Ilustrador e designer gráfico.
*Email: co_pontual@hotmail.com


- Vejamos a entrevista feita com Ceó Pontual por Rodrigo Poeta:

 1-Como nasceu o seu dom como ilustrador?

 *Ceó Pontual:  Desde que me entendo por gente sempre gostei de desenhar. Bem criança costumava copiar os desenhos que gostava de Walt Disney e Maurício de Souza. Todos os meus cadernos escolares terminavam o ano repletos de desenhos que eu fazia durante as aulas.

 2-Quais são suas referências nacionais e internacionais na ilustração?

*Ceó Pontual: Tem muita gente que manda muito bem por aí, e eu gosto de muitos deles. Vou citar alguns. Nacionais: Cristiano Mascaro, Lan, Joana Lira, Samuel Casal, Os Gêmeos (Chico e Paulo Caruso). Internacionais: Quino, Alex Ross, Alberto Cerriteno, Bill Watterson e entre muitos outros.

3-Como partiu a ideia de se criar um blog divulgando sua arte?

*Ceó Pontual: Com 36 anos resolvi abandonar a publicidade e me dedicar a ilustração. Então pensei em fazer um blog para divulgar meu trabalho, mas não gostaria que fosse apenas uma sequência de ilustrações sem contexto.
 Então um belo dia tive a ideia de ilustrar frases e citações de pessoas famosas ou não. Sempre gostei de frases e tinha alguns livros com coletâneas. Agora, depois do blog, os livros triplicaram.

 4-Já realizou algum projeto nesta área como oficinas e palestras?

*Ceó Pontual: Não, nunca realizei. Sinceramente acho que não tenho este talento de passar conhecimento. Infelizmente.

5-As fermentas hoje do computador ajudam você na criação?

*Ceó Pontual: Sim, ajudam. Mas procuro tratar o computador como ferramenta, como um lápis ou pincel. A ilustração tem que sair da minha imaginação e não do programa do computador.

6-Além do blog em que outros meios de comunicação você já expôs suas ilustrações?

*Ceó Pontual: Basicamente anúncios de publicidade. Ainda me considero iniciante e espero que dentro em breve possa dizer um monte de outros meios.

7-O que prefere CARICATURA, CHARGE ou ILISTRAÇÃO? Poderia definir cada uma dessas técnicas.

*Ceó Pontual: Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas.
Caricatura é um desenho de um personagem da vida real, tal como políticos e artistas. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística.

 8-Deixe uma frase para posterioridade. 


*Ceó Pontual: "Seja o que você é e diga o que realmente sente, pois as pessoas que se importam não valem a pena e as pessoas que valem a pena não se importam." 
 (Theodor Seuss Geisel)




Theodor Seuss Geisel (Springfield, 2 de março de 1904 — La Jolla, 24 de setembro de 1991) foi um escritor e cartunista norte-americano, mais conhecido por seu pseudónimo, Dr. Seuss.

2 comentários:

Valquíria Calado disse...

"Seja o que você é e diga o que realmente sente, pois as pessoas que se importam não valem a pena e as pessoas que valem a pena não se importam."
(Theodor Seuss Geisel)
Isso é lindo, e gastamos tempo com pessoas errada na nossa vida. linda noite, bjos.

Annyt@ disse...

A frase é realmente linda e a mais pura verdade.
Depende do ponto de vista do valer a pena, tem pessoas que nos valorizam pelo que somos e pelo que dizemos e valem muito a pena, nós é que as vezes não damos o devido valor que elas merecem. O ser humano tende a se interessar por coisas mais complicadas, quanto maior o desinteresse, mais interessante elas ficam. Daí vem o não valer a pena, porque nem sempre vale a pena lutar por algo que está além do seu querer.