domingo, outubro 02, 2011

ENTREVISTA COM ANTÔNIO FRANCISCO CÂNDIDO



*Nome: Antônio Francisco Cândido.
*Data de nascimento: 23/07/68.
*Cidade de origem: Pouso Alegre/MG.
*Cidade que representa: Congonhal/MG.
*Atividades: Sou Fúncionário Púbico Municipal pela Prefeitura de Pouso Alegre. Trabalho no Teatro Municipal da mesma, como auxiliar de serviços.
*Entidade a que pertence: Sou Membro Correspondente da A.C.L. A.C. (ACADEMIA CABISTA DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS DE ARRAIAL DO CABO/RJ)

1-Como nasceu sua vocação literária?

 Antônio: Desde criança já era uma pessoa questionadora e refletia sobre a natureza, a política e o mundo de uma maneira geral. Comecei a colocar as ideias no papel e aos poucos elas foram ganhando vida. 

2-Quais são suas influências literárias?

Antônio: Tenho como grande influência literária o ex-líder comunista Luiz Carlos Prestes. Minhas poesias versam muito sobre temas e questões sociais. 

3-Fale um pouco de sua trajetória de vida.

Antônio: Sou filho único e órfão de pai e mãe. Tive uma infância como toda criança, onde brinquei bastante, principalmente jogando futebol, uma das minhas grandes paixões. Outras duas paixões são a pescaria e o ciclismo. Dividia meu tempo entre brincar, estudar e trabalhar, Comecei a trabalhar cedo, precisamente aos 8 anos de idade como engraxate. Trabalhei também na zona rural e desde 1999 sou Funcionário Público Municipal, quando prestei concurso para coletor de lixo (lixeiro). Desde o mês de fevereiro de 2005 que trabalho no Teatro Municipal, onde já exerci funções como porteiro, auxiliar de limpeza e auxiliar de serviços. 

4-Prosa ou poesia? Explique.

Antônio: Prefiro poesia e com estilo livre. Uma frase muda completamente o sentido quando acrescida ou removida desta uma virgula, um ponto ou mesmo uma palavra.  

5-Como você analisa os concursos literários feitos no Brasil?

Antônio: Devido a falta de apoio, patrocínios e não serem muitos os que apreciam e possuem o dom da escrita, vejo-os como bons. Temos pessoas sérias e honestas que não medem esforços para realizar grandes e concorridos concursos nos mais diversos recantos do país.

6-Existe incentivo para literatura na sua cidade? Explique.

Antônio : Sim. As escolas do município de Congonhal realizam todo ano concursos literários onde novos e grandes talentos são revelados. Inclusive tenho conterrâneos que já lançaram livros, recebendo estes elogios de pessas versadas no assunto.   

7-Já realizou algum projeto literário?

Antônio: Sim. Idealizei o lançamento de um livro de poesias, todavia, como sou funcionário público, a lei impedia-me e impede-me de angariar recursos a nível municipal, estadual e federal.  

8-Qual poesia você possui mais afeição? 

 Antônio: UM MINUTO. 

9-Você segue algum estilo literário?

Antônio: Trabalho o estilo realista, embora muitas das vezes faç0 também poesias românticas e sentimentais.  

10-Deixe uma mensagem para posterioridade.

Antônio: "A VIDA SOMENTE É VIVIDA QUANDO AMAMOS COMO O SORRISO DE UMA CRIANÇA E A PLENITUDE DO CORAÇÃO".  

Nenhum comentário: