domingo, abril 22, 2012

PIADA NO RITMO DE ALGUMA COISA, POIS EDUCAÇÃO NÃO É... POR RODRIGO POETA



PIADA NO RITMO
DE ALGUMA COISA,
POIS EDUCAÇÃO NÃO É...


     Lecionar uma arte para poucos. Um maestro que faz música sair da alma em profunda emoção. Dez anos de educação, o que vi, o que senti... Boa parte piada no ritmo de alguma coisa, pois educação não é...
      Senti na pele a descriminação, a perseguição, a intolerância, a desunião, a pobreza de espírito e algo mais.
      Trabalhei em diversas instituições na Região, o paradigma é o mesmo, ou melhor não há paradigma, pois nestas ditas instituições o que vê é a pura mágica da ilusão de se educar em pleno século XXI no Brasil.
       O educador só reclama, mas esta classe é desunida demais, vive de interesses escusos e só pensam no coletivo de seus bolsos e não no coletivo da arte de educar.
       Afinal o que é educar? Ser marionete? Ser omisso com a realidade que nos cerca?
       Dúvidas, perguntas, problemas, mas resposta para isto tudo, não há...
        Não é ser pessimista, concurso público é piada, número de vagas X, número de candidatos por vagas Y, número de contratados W...Ué...e o sindicado?
        Este que tira ainda o pouco da miragem dos nossos bolsos, este está com partido tal, fazendo lavagem cerebral ou outro tipo de lavagem...Sabe de uma coisa, aqui é o Brasil né!!!
       Os escravos da pedagogia só sabem falar de Pedro Demo, Paulo Freire, etc, etc, etc...Uma teoria, que não comunga com a prática enlatada nas escolas brasileiras.
        O Governo faz propaganda: “Seja professor!”. Eu digo: “Seja um sobrevivente e não um professor!”.
        Muitos vão criticar este artigo mameluco da informalidade perplexa do formal, que aparentemente está cego e caduco como boa parte dos jovens brasileiros em BBBs da vida e em MALHAÇÃO da mídia.
        Escutei coisas do tipo na minha trajetória: - Seu filha da puta, não lê não! (Palavras de uma diretora); – Seu professor viado, viadinho! (Palavras de um aluno); – Se você não me der dez, eu lhe enfio a porrada (Palavras de um aluno)....Somente palavras....
         Procurei ajuda, não tive...Sabe motivo? Amigos nesta profissão é ouro e quando a coisa é feia, ninguém estende a mão e sim faz descaso com sua dor.
        Fui humilhado para ganhar migalhas, apanhei de aluno...mas estão pensando você...com síndrome do preconceito, que deve ser de escola pública...Não, o pior que não é não,é de escola particular...
       Os discentes das escolas públicas são carentes de afeto, o verdadeiro professor este é glorificado, mas se for contratado é sumariamente destruído pela inveja daqueles que dizem ser concursados do café, do sofá, do enrolar...etc...É claro, vivo, TIM e oi....e até NEXTEL, que existem pérolas perdidas no deserto brasileiro.
        Se a educação é piada no Brasil, a culpa é simplesmente nossa, senhores brasileiros e senhoras brasileiras.
        Depois não vão chorar, por que o Brasil perdeu a COPA, a COZINHA, O QUARTO, A SALA, O QUINTAL, para a especulação do FMI.
        Fica esta frase de Konrad Adenauer para reflexão: “Todos vivemos sob o mesmo céu, mas nem todos vêem o mesmo horizonte.”


Presidente Rodrigo Octavio Pereira de Andrade
Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências 
de Arraial do Cabo-RJ.


Nenhum comentário: