sábado, julho 05, 2014

ENTREVISTA COM O BOTONISTA ANTONIO WELLINGTON

Antonio Wellington com o Troféu de Campeão 
da Copa do Mundo 
da Federação (FEFUMERJ) 2014.

ENTREVISTA FEITA POR RODRIGO POETA

*Nome: ANTONIO WELLINGTON DE OLIVEIRA NAZARÉ.
*Cidade de origem: Cabo Frio/RJ.
*Data de nascimento: 25/11/1983.
*Cidade que representa: Cabo Frio/RJ.
*Atividades (profissão e outros): Professor de Matemática do Ensino Fundamental e Médio, Coordenador do Polo da Universidade Aberta do Brasil em Iguaba Grande/RJ.
*E-mail: antonio_nazare@ig.com.br
*Clubes que jogou como Federado: 
Associação Cabofriense de Futebol de Mesa, Clube de Regatas Vasco da Gama e ADDP Cabo Frio.

1-Quem incentivou você para jogar futebol de botão, nome dado no século passado a este esporte? 

      Antonio Wellington: O perfil do botonista é o de uma pessoa apaixonada pelo Futebol, comigo não é diferente, inicialmente o Futebol de Mesa era uma brincadeira de criança incentivada pelo meu pai e primos, hoje além de um hobby, levo a sério as competições viajando pelo Brasil.
     O Futebol de Mesa foi criado inicialmente como um passatempo por volta do ano de 1930 pelo brasileiro Geraldo Decourt, chamado o esporte de futebol Celotex – que era o nome do material de confecção das mesas, sendo difundindo ao longo do nosso país com o incremento de várias regras, tipos de botões e mesas de jogo. No ano de 1988 o futmesa foi nomeado oficialmente como esporte pelo Conselho Nacional de Desportos, hoje temos 4 regras praticadas reconhecidas pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa com competições por todo o país. Além da regulamentação das regras, a evolução do material de confecção dos botões e das mesas impulsionou o número de praticantes do esporte, hoje o futmesa é praticado em vários países da América do Sul, Europa e Ásia. 

2-Qual botonista foi referência jogando na década de 90 em Cabo Frio? 

    Antonio Wellington: Como disse anteriormente, tudo era uma brincadeira organizada entre amigos no bairro da Gamboa onde cresci em Cabo Frio. Já no final da década de 90, com a chegada de botonistas de outros bairros, criamos a Associação Cabofriense de Futebol de Mesa e passamos a disputar as competições estaduais, onde nomes como Flávio Rebel, Maurício Pires Pacheco, Vinícius Viana, Ramon Rodrigues, Rodrigo Otávio e Lanussi Oliveira despontaram e tornaram-se nomes de referência do futmesa carioca.

3-Nas décadas de 80 e 90 o futmesa na Região dos Lagos era uma febre, o que fez a modalidade declinar na região? 

     Antonio Wellington: Assim como todo esporte de mesa, aqui cito: o xadrez, o dominó, a dama, o futmesa sofre uma concorrência com os jogos eletrônicos. O jovem acaba optando pela prática do vídeo game devido a toda sua propaganda.

4-Quem hoje faz parte da nova geração de botonistas da Região dos Lagos e que pode nos dar grandes alegrias?

     Antonio Wellington: Principalmente por tratar-se de um esporte amador e com pouca divulgação da mídia esportiva em geral, alguns botonistas cabo-frienses pararam de jogar a alguns anos para se dedicarem a suas atividades profissionais, hoje fazemos um trabalho de resgate desses nomes. Entre os mais jovens destaco o Davi Gomes. 

5-Por que o futmesa é pouco divulgado na Região dos Lagos na mídia? 

     Antonio Wellington: De forma geral o futmesa era visto como uma “brincadeira”, quebrar esse paradigma é difícil, mas acredito que ao longo dos anos nos fortaleceremos ainda mais como esporte. Durante este período de Copa do Mundo em nosso país, grandes veículos da mídia nacional e internacional como: O globo, BBC News e a própria FIFA procuraram a Federação de Futmesa Estadual para a divulgação do futmesa.

6-Quais suas conquistas como federado e como amador em Cabo Frio? 

    Antonio Wellington: Destaco o 2º Lugar no Mundial em 2003, e neste ano de 2014 a conquista do 1º lugar na Copa do Mundo da Federação e 2º lugar na Copa do Brasil realizada em Brasília.

*Na foto: Antonio Wellington em ação 
na Copa do Mundo da FEFUMERJ.

7-Você utiliza as regras do futmesa na sua profissão? 

    Antonio Wellington:  As regras propriamente ditas não, mais o jogo como um todo me ajuda muito. O futmesa desenvolve o raciocínio lógico e concentração dos seus praticantes, o respeito ao adversário e a boa convivência em grupo marcam as competições.

8-Por que a regra 12x3 não vingou? 

     Antonio Wellington: A regra 12x3 é uma regra municipal e marcou época de uma geração cabofriense, que se reunia quase que diariamente para a sua prática. Acho que a regra “vingou” sim por longos anos, mas hoje é preciso pensar no futuro do esporte e a prática de uma única regra no país como um todo é o caminho.

9-Por que na Região dos Lagos só temos botonistas jogando a regra 9x3 modalidade dadinho?

    Antonio Wellington:  Todos os botonistas têm suas atividades profissionais, e com pouco tempo disponível para a prática do futmesa acabam optando pela modalidade oficial, treinando assim para as competições estaduais e nacionais. 

 10-Existe associações no Rio de Janeiro que não jogam como federados? Cite algumas e explique o motivo delas não estarem na FEFUMERJ? 

    Antonio Wellington: A FEFUMERJ é a entidade que regulamenta e organiza as competições oficiais de futmesa em nosso estado, e como toda entidade oficial aceita apenas a filiação de equipes e clubes devidamente legalizados perante as leis desportivas nacionais, um outro fator é o financeiro que faz com que os botonistas se organizem para jogar em locais próximos as suas residências, e por último a paixão por uma regra ou tipo de botão de sua infância.

11-Há mais de uma década você é o maior nome do futmesa da Região dos Lagos. Quais seriam os passos para um novato na modalidade para chegar ao nível que você chegou?

    Antonio Wellington: Treinar o futmesa com regularidade é o que leva as conquistas, sempre respeitando os adversários e aprendendo com as derrotas e vitórias.

12-O que você acha do futmesa em Iguaba Grande? 

   Antonio Wellington: Acho ótimo que tenhamos outro polo do futmesa em nossa região, espero que consigam novos adeptos e se solidifiquem cada vez mais no cenário nacional do futmesa, assim como outras cidades do interior como: Nova Friburgo/RJ, Itajaí/SC, Juiz de Fora/MG.

13-Deixe uma mensagem para posterioridade.

   Antonio Wellington: O futmesa é um esporte para pessoas de qualquer idade, agrega valores positivos e proporciona ao seu praticante o bom convívio em sociedade, onde a formação das amizades acaba sendo algo comum.

*Na foto: Antonio Wellington e outros botonistas
no Ginásio Alfredo Barreto em Cabo Frio/RJ.


Nenhum comentário: