domingo, agosto 13, 2017

EVENTO DA FALASP EM IGUABA GRANDE/RJ POR RODRIGO POETA

*Na foto: O acadêmico Rodrigo Poeta com a cópia 
do poema "O Coração" de Nazareth da Cruz Gomes 
e o Presidente Thiago de Menezes da FALASP.



Evento da FALASP em Iguaba Grande/RJ




                 O evento da FALASP (Federação das Academias de Letras e Artes de São Paulo/SP) foi um momento único. Poesia, música e entrega de homenagens para personalidades que fazem seu papel na sociedade de cidadania, cultura e empreendedorismo. 
            Estar ao lado de grandes amigos como a escritora Elaine Mello, que representante da FALASP em Rio das Ostras, o acadêmico Dr. Cid (Presidente da Academia Araruamense de Letras) da cidade de Araruama/RJ, da acadêmica Maria do Socorro Lopes (Presidente da Academia de Artes e Ciências e Letras) da cidade de Iguaba Grande/RJ, com a amiga e acadêmica Nice Ventura, que é representante da FALASP na cidade Iguaba Grande/RJ e com o poeta Manoel de Santa Maria da Academia Araruamense de Letras de Araruama/RJ um amante vivo da Literatura de Cordel e com maestro Claudio Santana do Coral da cidade de Iguaba Grande/RJ foi sem dúvida alguma um momento ímpar.
              Momento de grande gratidão foi em receber da amiga e acadêmica Nice Ventura o diploma de Mérito Assis Chateaubriand da FALASP e poder recitar um poema em homenagem à cidade de Iguaba Grande/RJ. Também tive a honra de fazer uma explanação literária sobre o poeta e escritor Virgílio Aurélio Gomes nascido em Barra de São João/RJ (1844-1916) e da poetisa Nazareth da Cruz Gomes nascida em Saquarema/RJ (1877-1950) de estilo estético simbolista a recitar o seu poema “O Coração”. Grandes nomes da literatura brasileira e regional que estavam escondidos numa gaveta, que através do primo Carlos Delano Carvalho e que vieram a florescer novamente depois de muito tempo para serem aclamados na Literatura.
              Um trabalho em que já quase compilei todo, para depois fazer análises literárias e históricas para termos um livro da Família Carvalho com a árvore genealógica, depoimentos, textos e mensagens. Isto tudo só está ocorrendo graças ao primo Carlos Delano Carvalho, pois se não fosse ele, este resgate da história da família de tão grande importância não estaria acontecendo.
           O ponto alto do evento foi em estar com o amigo e acadêmico Thiago de Menezes que é Presidente da FALASP, um grande homem da cultura de São Paulo/SP e do Brasil para um foto com a cópia do poema “O Coração” de Nazareth da Cruz Gomes. Momento marcante para iniciar laços de perpetuação literária do nome desta grande poetisa de Saquarema/RJ e da Família Carvalho no cenário da Literatura Brasileira.

Rodrigo Octavio Pereira de Andrade (Rodrigo Poeta)
Ex-Presidente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo/RJ.
Acadêmico Honorário da Academia Cabo-friense de Letras.
Escritor, acadêmico, pesquisador, palestrante e professor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Rodrigo, parabéns pelo sempre brilhante e sério trabalho que desenvolves ai na região dos lagos! Sempre descobrindo novos talentos, que maravilha!

Abraço!

Anônimo disse...

Parabéns Rodrigo, pelo seu relevante trabalho e demais membros.
Abraço!