terça-feira, outubro 13, 2009

ENTREVISTA COM ZEL



A poesiarte apresenta: José Luiz de Souza Silva. Conhecido artisticamente com Zel ou Zel Humor ,devido as suas caricaturas humorísticas. Natural do Rio de Janeiro-RJ.

-Vejamos uma entrevista feita com Zel por Rodrigo Poeta:


*Nome: José Luiz de Souza Silva.

*Nome artístico: Zel ou Zel Humor.

*Natural do Rio de Janeiro-RJ.

*Nascido em 18 de abril de 1967 .

*Cidade que representa artisticamente: Cabo Frio-RJ.

*Profissão: Cartunista.

*E-mails: zelhumor@gmail.com & z.el.souza@hotmail.com

*Blog: www.zelhumor.blogspot.com






1-Como descobriu a caricatura em sua vida?

*Zel: Eu tinha 9 anos e fiz desenho de rosto dos meus pais, daí comecei a fazer desenhos de várias pessoas da minha família e colegas de escola, etc...Nessa época não tinha a característica do humor, foi quando entrei no colegial que passei a fazer desenhos de forma crítica usando as charges, cartum e as caricaturas; que são expressões do humor possuindo caráter individual em sua concepção. Posso dizer que me tornei profissional, quando vim para Cabo Frio, isto é, comecei a receber algum dinheiro, pois é muito difícil ser valorizado com este tipo de arte, mas sou muito persistente.

2-Quais são os grandes caricaturistas nacionais e internacionais que você admira?

*Zel: Ziraldo (cartunista) e os irmãos Caruzo, Paulo e Chico (charge e caricatura). Os internacionais são Frank Miller o pai da Marvel e o mestre Will Eisner do Cartum-Spirit.

3-Qual foi a mais polêmica caricatura que você fez?

*Zel: Na maioria das vezes todas são polêmicas. Mas teve uma que foi muito comentada e virou até trabalho em colégio. Foi a charge que traz um cidadão preso por cordas como se fosse uma marionete em que uma mão o manipulava e esta mão representava o poder. Também teve a caricatura do colunista Soró Luiz do jornal Interpress, que fiz em sua homenagem, em que ele comentou e se emocionou.

4-Você só faz caricatura de cunho político?

*Zel: A caricatura pode ser usada para homenagear uma personalidade, pois somente realça suas características fazendo o exagero a sua marca, mas as charges e o cartum são em geral de cunho político e denota humor mordais e cáustico.

5-Você tem algum projeto em mente para divulgação dessa arte?

*Zel: Sim. Estou pretendendo juntar forças com outros profissionais desta área, para tentar trazer para Cabo Frio e Região um Salão do Humor.

6-Já ganhou algum prêmio com suas caricaturas?

*Zel: Quando era amador em concursos de desenho na época que era do colegial, mas depois de se tornar profissional ainda não, mas já participei de concursos (Salão de Humor), onde a qualidade dos cartunistas eram de primeira, assim adquiri experiência junta a estes artistas. Vou continuar participando. Só o fato de ter um trabalho exposto, isso me traz uma grande satisfação. Vou continuar participando e tentando trazer um prêmio para Cabo Frio.

7-O que é preciso para ser um bom cartunista?

*Zel: Saber observar os detalhes das expressões do rosto da pessoa e o que tiver de mais realce, você exagera. Já a charge deve-se ter conhecimento prévio dos assuntos que estão em evidência trabalhando em cima do fato, pois a charge é uma matéria jornalística desenhada.

8-Em quais veículos de comunicação sua arte já foi publicada?

*Zel: Tive trabalhos publicados em jornais e já participei de programas de televisão (TV por assinatura). Os jornais são: Dois Pontos, Cidade de Cabo Frio, Lagos Jornal, Momento. Os programas são RX da Lagos TV Canal 7 e atualmente estou no programa O Lugar No Pódio da Jovem TV Canal 8.

9-Deixe uma mensagem para posterioridade.

*Zel: Não viva uma vida sem significado, faça algo para mostrar ao mundo, dando sua contribuição, mesmo que a maioria lhe julguem um ninguém.



-Vejamos umas caricaturas de Zel Humor:




*O escritor Paulo Coelho.
*O artista plástico cabo-friense Torres do Cabo.
                 
*O cantor Roberto Carlos.    

Um comentário:

Cris Dakinis disse...

Zel!!!!!!!!!
Você é muito talentoso. Fiquei admirada de suas caricaturas Parabéns e sucesso sempre!
Cris :)