segunda-feira, maio 30, 2011

ARTIGO DE ZEL HUMOR




OS EMERGENTES DA CULTURA



A cultura se divide em mais classes do que se imagina, poderia se criar uma pirâmide para exemplificar as categorias em nossa sociedade, poderia começar com a base, onde ficaria o POVÃO com as seguintes manifestações : Carnaval, festas juninas, campanha política (não vai dizer que pobre não adora uma campanha eleitoral , afinal eles (nós) são tratados como gente  nesta época e todo mundo fica visível), folclore regional, etc. 
Pulando da base, direto para o topo , teríamos OS DONOS DA CULTURA : provedores de diversas empresas que fabricam cultura para manipular as pessoas, para ganharem verdadeiras fortunas com o anseio da sociedade. Eles tem por conhecimento e informação . Eles jogam uma lixeira de bobagens em nossas casas.

Agora a classe que eu mas gosto, OS EMERGENTES : pura comédia ver alguns emergentes que se acham fazendo verdadeiros milagres pela cultura ,tudo em nome da promoção pessoal. Se fabrica títulos , se intitulam de IMPERADORES DA CULTURA , BARÕES, etc. Muitas vezes se utilizam de dinheiro público. Os emergentes disputam pelo reinado dos seus castelos de areia  e na busca pela imortalidade se matam em uma batalha inútil. Apesar de muitas vezes serem talentosos, os emergente precisam manter uma ligação simbiótica com outros artistas para aparecerem como líderes e melhorarem suas imagens.
 A classe que realmente faz cultura são OS PUROS : São eles que já nascem e absorvendo o jeito do seu povo , são eles que aprendem e preservam os seus monumentos, são eles que ensinam suas crianças propagarem seus conhecimentos por varias gerações. OS PUROS estão em toda parte e se misturam entre outras classes, mas não se contaminam com hipocrisia.
Não sou uns dos puros , posso dizer que sou desclassificado, afinal ter senso de autocrítica faz bem , o que tem de gente mascarada no teatro da vida.


Todos são estrelas , mas Deus é o Sol.




*José Luiz é conhecido no meio cultural por ZEL.
Zel é Membro da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo/RJ.

Nenhum comentário: