sexta-feira, maio 13, 2011

ENTREVISTA COM JAIDA MUNDIM



*Nome: Jaida Maria Mundim de Figueiredo.
*Cidade que nasceu: Rio de Janeiro/RJ.
*Cidade que representa: Araruama/RJ.
*Data de nascimento: 30/06/1961.
*Atividade (s): Atriz e Produtora Cultural.
*Site ou blog: http://jaidamundim.wordpress.com/ e http://www.artesvirtuaisararuama.com/
*E-mail: jaidamundim@mascarasocultas.com

-Vejamos a entrevista feita por Rodrigo Poeta com  à atriz Jaida Mundim:

1-Como nasceu à atriz Jaida Mundim?

Jaida : Quando eu tinha sete anos, fui convidada pelo colégio (Instituto Astolfo Carlos no Flamengo RJ) para participar de uma peça em homenagem ao dia das mães. Minha personagem era uma empregada muito respondona e espevitada. Fiquei tão excitada, que na noite anterior a apresentação fui parar num pronto socorro com taquicardia. No dia seguinte, além de arrancar muitas gargalhadas da plateia, recebi uma medalha de honra ao mérito por ter me apresentado mesmo depois da noite mal dormida. Naquele momento nascia à atriz Jaida Mundim.

2-Como você analisa a Cultura na Região dos Lagos?

Jaida: Costumo pensar que somos uma célula de um organismo doente. A cultura na nossa região é apenas o reflexo do que ocorre no nosso país. Uma cultura que vem atrelada a necessidades políticas, não tem como se manter. Quantos projetos que deram certo acabaram em virtude de mudanças de governo? Qual garantia os artistas tem ao desenvolverem seus trabalhos que eles terão continuidade? Infelizmente, ainda hoje, principalmente nas cidades pequenas como as da nossa região, o artista ainda é visto como alguém que não trabalha. Na cabeça pequena de certas pessoas, o trabalho de um poeta, um artista plástico, um ator é apenas um hobby, uma diversão. Não se preocupam em entender todo o trabalho envolvido para se colocar um espetáculo em cena, fazer uma vernissage ou escrever um livro. Enquanto a nossa categoria não for encarada como trabalhadores ativos em prol da arte e da Cultura, continuaremos reféns de politiqueiros que só nos usam em épocas de eleição.

3-Fale um pouco dos Máscaras Ocultas?

Jaida: O grupo Teatral Máscaras Ocultas foi fundado por Henrique Nunes há mais de 20 anos. Em 2001 eu me caso com Henrique e também com o Máscaras. Nosso grupo foi o primeiro a se arriscar com temporadas de um mês em cartaz no Teatro Municipal de Araruama. Tenho o orgulho de afirmar que, a história do Teatro em Araruama pode ser descrita como antes e depois das temporadas de comédia do Grupo Máscaras Ocultas. No primeiro trabalho que fiz em Araruama, a produção era de outro grupo, lembro de contarmos com apenas seis pessoas na plateia. Quando os artistas conseguiam colocar 20 pessoas na plateia era motivo de comemoração! Quando fizemos a nossa primeira temporada de comédia com o espetáculo “Araruama O Último Baile da Corte”, uma sátira política que acontecia paralelamente a campanha eleitoral de 2004, tivemos uma média de público de 160 pessoas por espetáculo e foram 10 apresentações. Foram mais de 15 produções em 8 anos, todas com sucesso de público e critica. Hoje, mesmo com todos os problemas que o Teatro Municipal vem enfrentando, ter 30 pessoas na plateia é sinal de fracasso. Infelizmente, por motivos políticos, o Máscaras Ocultas foi impedido de dar continuidade ao seu trabalho.

4-Como nasceu à ideia do Artes Virtuais?

Jaida: Como citei anteriormente, fomos impedidos de trabalhar por questões políticas. Sentindo a carência que todo o artista tem em divulgar os seus trabalhos, elaborei um espaço onde todas as artes tenham seu espaço para divulgação garantido, independente de qualquer questão. Com menos de seis meses de existência, já tivemos um festival de artes plásticas e estamos começando a organizar o I Salão de Artes Virtuais para julho de 2011.


5-A internet ajuda ou atrapalha na divulgação cultural?

Jaida: Ajuda muito. Quando comecei a produção teatral aqui em Araruama, percebi a enorme carência que tínhamos de veiculo para divulgação. No caso do teatro, ficávamos restritos a distribuição de filipetas e colocação de cartazes em locais específicos, mas isso não se mostrava eficiente, então criei o DIVULGARTE, um profile no Orkut onde as pessoas interessadas em eventos culturais eram adicionadas e comunicadas a esse respeito. Hoje, o DIVULGARTE possui uma mala direta de 17.000 e-mails, vários profiles no Orkut, Facebook, Sônico etc. Mesmo fora das atividades culturais do atual governo, ainda sou procurada por artistas e pessoas solicitando informações a respeito dos eventos.

6-Será o fim do jornal impresso por causa dos blogs e sites de notícias em tempo real?

Jaida: Não acredito nisso. Mesmo sendo uma internauta de “carteirinha”, quando a questão é ler alguma coisa saio do PC e vou para a folha impressa. Nada se compara ao prazer de folhear páginas de um jornal ou de um bom livro recostada em minha cadeira favorita... Os Blogs e os site são muito importantes, mas, apenas complementam a informação impressa. 

7-Como você analisa o episódio envolvendo a cantora Maria Bethânia na construção de um blog milionário?

Jaida: Olha, eu vi esses dias um vídeo de um artista, acho que é Pedro Fabrini o nome dele, revoltado com a situação. Concordo plenamente com ele e me surpreendo que a Bethânia tenha compactuado com isso. Um milhão e trezentos mil para construir um blog? Isso é ridículo! Como o próprio Pedro diz em seu depoimento acalorado no Youtube, teria gente pagando a Bethânia para construir um blog. E nós, quando precisamos de quatro, cinco mil reais para um projeto ralamos como loucos batendo de porta em porta como se fossemos pedintes, mendigos e muitas vezes não conseguimos. A lei tem que ser revista. Temos que ter uma lei mais simples porque artista não se dá muito bem com burocracia. As dificuldades na lei são pra isso, pra beneficiar somente aqueles que tem cacife para bancar uma produtora que tenha pessoal preparado para solicitar a lei de incentivos. E nós, pequenos produtores, continuamos por aí, com o pires na mão.

8-Deixe uma mensagem para posterioridade.

Jaida: Nossa... Quanta responsabilidade!(risos) Mas, vamos lá... Nunca desista de sonhar. Se algum dia alguém tentar impedir que você siga o seu sonho, mude a direção, mas, continue o seu caminho. Tudo nessa vida é provisório. Seguindo a sua caminhada, mais cedo ou mais tarde você alcança o seu objetivo. O mais importante e nunca desistir.


Nenhum comentário: