quinta-feira, abril 05, 2018

O GAÚCHO DOS PAMPAS EM CABO FRIO

*Joaquim Moncks na Praça das Águas em Cabo Frio/RJ.


O gaúcho dos pampas em Cabo Frio


        O renomado escritor gaúcho Joaquim Monkcs passou três dias em Cabo Frio a serviço da cultura. Na segunda-feira dia 2, esteve na Adega Galiotto em um encontro cultural com os amigos: o escritor e acadêmico Rodrigo Poeta e o ambientalista e acadêmico Ernesto Galiotto.

*Alunos do pré-vestibular ao lado do acadêmico Joaquim Moncks
e do professor e acadêmico Rodrigo Poeta.


       Na terça-feira pela manhã no Bairro da Passagem na residência do acadêmico Ernesto Galiotto recebeu a visita do acadêmico Rodrigo Poeta. No encontro foram debatidos diversos temas voltados à cultura e a literatura. A tarde foi ao NAE – Curso preparatório na cidade de Cabo Frio/RJ para uma palestra a jovens do pré-vestibular. Turma que tem como professor de Literatura, o acadêmico Rodrigo Poeta. A palestra teve como tema central: “O ensino da poética para compreensão do mundo.”
         A palestra foi um sucesso entre os jovens. Ocorreu até declamação de poesias suas pelas alunas Cecília, Larissa e Antônia. No entardecer, visitou a Casa de Cultura José de Dome, O Charitas, em Cabo Frio/RJ. Conheceu um pouco da história do poeta Victorino Carriço, do artista plástico José de Dome e ficou encantado com a “Roda dos Expostos” em exposição no local. Uma breve visita guiada pelo acadêmico Rodrigo Poeta.
        A noite participou de um encontro cultural com as acadêmicas e jornalistas Sylvia Maria, Iva Maria e com o acadêmico Rodrigo Poeta na Adega Galiotto.
        Moncks recitou poesia, falou da linguagem poética e presenteou os amigos com livros de sua autoria.
        Concedeu uma entrevista a acadêmica Sylvia Maria do Jornal Noticiário dos Lagos e a acadêmica e jornalista Iva Maria gravou um vídeo do poeta gaúcho recitando.

*Joaquim Moncks na orla da Praia do Forte de Cabo Frio/RJ.


        Na quarta-feira pela manhã antes de se despedir de Cabo Frio/RJ, visitou a Praça de São Benedito, a Praia do Forte e a Praça das Águas. Recitou poemas de Rodrigo Poeta, do saudoso amigo Paulo da Silveira, poemas de outros autores e dedicou um poema em homenagem aos amigos que lhe receberam com tanto carinho e atenção: Ernesto Galiotto, Rodrigo Poeta, Iva Maria e Sylvia Maria.
        Esta foi sua terceira passagem pela cidade de Cabo Frio/RJ. A primeira foi em 2007 e a segunda em 2014.
         Um grande ícone da literatura a prestigiar o belo, a amizade e o melhor da cultura da cidade.

*Rodrigo Octavio Pereira de Andrade (Rodrigo Poeta)
Escritor, acadêmico, palestrante, pesquisador e professor cabo-friense

E-mail: poesiarte@hotmail.com       

Nenhum comentário: