sábado, junho 29, 2024

ENTREVISTA COM O ESCRITOR CABO-FRIENSE ROBERTO AMORIM

*Nome: Roberto Amorim.

*Natural de: Cabo Frio/RJ.

*Representa a cidade: Cabo Frio/RJ.

*Atividades: escritor.

*Blog ou site: https://www.instagram.com/roberto_amorim3?

igsh=MXBmbWw0ZmtzMmg3bQ==&utm_source=qr


-Vejamos uma entrevista feita por Rodrigo Poeta com Roberto Amorim:


1-Como você começou a gostar de poesia?


*Roberto Amorim: Primeiramente obrigado pela oportunidade de mostrar um pouco do meu fazer literário.

Todo início do nascer poético veio de uma revolta muito grande das derrubadas das árvores na Vila Industrial em Arraial do Cabo, onde passei minha infância querida. Por último arrancar as árvores da Prainha, praia onde passei muito tempo de minha infância em Arraial do Cabo. A minha revolta e vê formandos que sentam no banco das Universidades e vem com esta estória de chamar árvores de invasoras, sendo nós  seres humanos que estamos devastando o planeta. Todos nós somos chamados de forasteiros nome bonito e as árvores o que são?

Desculpe entrar neste mérito, mas foi esta devastação em Arraial do Cabo que me provocou. E comecei a escrever no Facebook frases em defesa das árvores seja elas nativas ou não (Casuarinas).

Desde que estudei nos livros das escolas era o pau-brasil a árvore nativa que os portugueses

levaram.

E não restingas que veio surgindo ao longo dos anos.

Resumindo foi o dissabor das árvores da Prainha serem cortadas que me fez escritor.


2-Quem incentivou você?


*Roberto Amorim: Dando sequência a primeira resposta, o Facebook foi um grande incentivador um caminho para

abrangi outras pessoas que foi indicando outros caminhos. Um caminho sem volta, pois a poesia faz parte do meu existir, agora.


3-Que tipo de poesia você mais gosta e prefere fazer?


*Roberto Amorim: Na minha vivência com poesia experimentei alguns estilos como: livre, haicai, aldravia e soneto e estilo próprio As 5 Palavras.

Delas a que me chamou mais atenção foi o soneto pela sua complexidade. Faz você pensar mais profundamente.

Mas gosto de todos os estilos e me sinto bem fazendo.


4-Qual o seu estilo de fazer poesia, ou seja, qual o modo em que você faz a poesia?


*Roberto Amorim: Minha poesia não vem por inspiração, quando quero falar de um assunto apenas começo a escrever. São minhas vivências e olhar da natureza ao redor da vida.


5-O que representa ser poeta para você?


*Roberto Amorim: Foi um divisor na minha vida do meu quarto cheguei longe. Participei de vários antologia pelo Brasil e exterior. Conheci minha noiva na primeira antologia que participei convidado pôr Luciana G. Rugane. De onde veio incentivo para fazer meu primeiro livro “As árvores da minha vida”.


6-O que representa a poesia para você?


* Roberto Amorim: A poesia representa a arte em um modo geral e te leva a vários lugares sem sair do lugar.


7-Quais os grandes ícones da poesia brasileira e mundial, que agrada mais você?


*Roberto Amorim: Eu vejo várias manifestações poéticas no Facebook, ou seja poetas contemporâneos. Não tenho um ícone em especial, mas vi um soneto do poeta Augusto do Anjos ao qual ele esgotou o

assunto sobre a morte numa participação em um grupo do Facebook de saraus.


8-Você já participou de recitais de poesia? Se participou cite alguns de grande importância?


*Roberto Amorim: Sim, já participei de alguns. Uns deles representado pela ALCAF, Flores Literarias e outros promovido pelo editor César Mattos.


9-Qual a sua visão sobre a cultura principalmente no campo da literatura?


*Roberto Amorim: Informações valem dinheiro e uma pessoa culta carrega em si conhecimento.

Hoje com a tecnologia dos celular tem muitas pessoas escrevendo está sendo um facilitador para os escritores contemporâneos.

As prefeituras deviam dar valor as bibliotecas municipais. Torná-las modernas e preparadas para os leitores, ou seja climatizadas.


10-Você já publicou algum livro? Se já, cite o nome dele e o ano em que foi publicado?


*Roberto Amorim: Sim. São eles: 

-As Árvores da Minha Vida em 2017 no meu aniversário.

-As Cinco Palavras em 2018.

-Surfando nas Letras em 2019.

-Brincando de Poetizar a técnica em 2020.

Todos se encontra na Amazon em forma de ebook.


11-Você já fez algum projeto ou participou de algum em referência a poesia?


*Roberto Amorim: Não, mas participação nos Flores Literarias, Grupo de Leitura e Grupo de leitura Adélia Prado. Promovidos na Cidade de Cabo Frio.

E também já fui convidado pela saudosa Elisabethe Nascimento para participação de um concurso de saraus como jurado na Escola que trabalhava em Iguaba Grande.


12-Qual a poesia sua em que você mais possui afeição?


*Roberto Amorim: Já fiz várias poesias e todas elas carregam sentimentos e afeição, mas a primogênita que fez eu cair no mundo das artes foi especial que é está:


As cidades


Cabo Frio

É sol e água

Plante uma árvore


Proteja está natureza

que vem de Deus:

O verde!

As árvores!


Uma folha que cai

Um fruto que nasce

A natureza!

Renasce,

pra encontrar o seu viver.

As cidades

Nenhum comentário: