quarta-feira, julho 03, 2024

ENTREVISTA COM O POETA MINEIRO ANTÔNIO FRANCISCO CÂNDIDO


*Nome: Antônio Francisco Cândido.

*Natural de Pouso Alegre/MG.

*Representa a cidade: Congonhal/MG.

*Atividades: Funcionário Público Municipal pela Prefeitura de Pouso Alegre há vinte e sete anos.

*Blog ou site: ‐----‐---------- .


Vejamos uma entrevista feita por Rodrigo Poeta com Antônio Francisco Cândido:



1- Como você começou a gostar de poesia?


*Antônio Francisco: Foi através da leitura. Comecei a escrever alguns versos ainda no primário. Meus professores viram, gostaram e me incentivaram.


2- Quem incentivou você?


*Antônio Francisco: Primeiramente meus professores e depois diversos amigos.


3- Que tipo de poesia você mais gosta e prefere fazer?


*Antônio Francisco: Gosto e prefiro poesias e textos livres.


4- Qual o seu estilo de fazer poesia, ou seja, qual o modo em que você faz a poesia?


*Antônio Francisco: Escrevo poesias e textos livres e de variados temas, conforme a inspiração me toca. Escrevo de acordo com o momento.


5 - O que representa ser poeta para você?


*Antônio Francisco: Ser poeta é expressar a liberdade, a vida, o mundo em si. Ser poeta leva as pessoas a verem o mundo de acordo com a realidade que abordamos.


6 - O que representa a poesia para você?


*Antônio Francisco: Representa a vida em seus inúmeros contrastes. A alegria, a tristeza, a emoção, a razão e ademais.


7- Quais os grandes ícones da poesia brasileira e mundial, que agrada mais você?


*Antônio Francisco: Nacional: Gonçalves Dias, Ferreira Gullar, Machado de Assis, Frei Beto e ademais.

Internacional: Pablo Neruda, Gabriel Garcia Marques entre outros.


8- Você já participou de recitais de poesia? Se participou cite alguns de grande importância?


*Antônio Francisco: Em 2005 participei de um sarau no Teatro Municipal de Pouso Alegre, onde recitei a poesia "Palavras". Modesta e humildemente falando fui um dos mais aplaudidos. Em 2010 recitei uma poesia em homenagem aos quarenta e quatro anos da Academia Itajubense de Letras.


9- Qual a sua visão sobre a cultura principalmente no campo da literatura?


*Antônio Francisco: A cultura é um campo vasto e promissor! Trabalhar com cultura não é fácil, todavia é gratificante. Espero um dia ser reconhecido nacional e internacionalmente.


10 - Você já publicou algum livro? Se já, cite o nome dele e o ano em que foi publicado?


*Antônio Francisco: Livro solo não. Estou presente em quarenta antologias e espero futuramente publicar um de meu próprio punho. 


11- Você já fez algum projeto ou participou de algum em referência a poesia?


*Antônio Francisco: Elaborei um projeto, todavia por eu ser funcionário público, o projeto foi barrado.


12- Qual a poesia sua em que você mais possui afeição?


*Antônio Francisco: De uma maneira geral todas. Todas elas marcaram -me de uma forma ou de outra! Duas entre outras que me eternizaram foram, "UM MINUTO", e "MOMENTOS". 


Nenhum comentário: