segunda-feira, janeiro 25, 2010

ARTIGO DE RODRIGO POETA

A LITERATURA CABO-FRIENSE ENTERRADA

 *Rodrigo Poeta e Evanildo Bechara.



Secretaria peca novamente...Homenagear um poeta como Waldemir Terra Cardoso no cemitério do Convento Nossa Senhora dos Anjos, parece piada!
Um poeta que deixou dois livros, que deixou versos e foi esquecido, agora será alvo de piada...
É assim que os governantes há décadas tratam a literatura de Cabo Frio, tratam como morta ou melhor como lixo.
Até hoje não vi um projeto das Secretarias de Educação e Cultura no que esteja voltado à prática da leitura ou a um trabalho de memória.
A única biblioteca da cidade agoniza...Realmente para que dar leitura ou melhor cultura ao povo? Os provincianos herdeiros dos Liras e Jagunços jamais vão querer isso...
Victorino Carriço só é lembrado com o hino...é Victorino aqui forasteiro é cacique...
Antonio Terra tinha razão de chamar Cabo Frio de madrasta para os seus filhos.
É complicado ver uma cidade histórica sem memória...Se não fosse alguns loucos em preservar esses resquícios estaríamos completamente nus.
Pesquiso há mais de uma década os valores de nossa região...A literatura de Cabo Frio é forte, mas é cega aos olhos de quem detém a Cultura e Educação da cidade mãe ou melhor madrasta.
Temos três entidades acadêmicas...até hoje não sei para que servem...
Uma vez perguntando para um aluno meu :
- Zé Tarrafeiro você conhece Teixeira e Souza?
- Sim professor! É uma avenida!
É assim que é tratada a memória da cidade mãe ou madrasta da Região dos Lagos.
Digo isso com propriedade, pois já realizei vários projetos voltados à literatura local nas instituições que trabalhei...
Sou filho de Cabo Frio, poeta, pesquisador, ativista cultural, membro de várias entidades acadêmicas, premiado com meus trabalhos em São Paulo e Salvador...para ver a literatura de Cabo Frio ser tratada assim...
Isso me vergonha...Aos poetas que estarão no dia...meu lamento...se contentar com isso é enterrar mesmo nossa cultura literária.
Espero que as borboletas voem bem longe no dia e que Zé Tarrafeiro aprenda a cultura de nossa cidade e fique atento, pois existe uma gama de literatos...
Rodrigo Poeta
Membro da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ.


-Essa tal homenagem está divulgada neste link:

10 comentários:

Eduardo Bonito disse...

Realmente amigo temos que protestar hoje e sempre pois nao é emsua cidade apenas que temos este não apoio da secretaria da cultura e demais orgãos ref a cultura a briga é boa mas nao devemos desistir!

Anônimo disse...

É muito interessante essa sua observação a respeito da cultura, mas não só de Cabo Frio como de toda Região dos Lagos, que está esquecida e relegada a segundo, terceiro ou quarto plano. Parabéns pelo texto ...

William Wollinger Brenuvida disse...

Rodrigo...
1. Em nossa cidade não é diferente. A cultura é relegada a outros planos menos importantes;
2. Sou aqui um nobre forasteiro. Nobre pelo coração que tenho, mas ainda um trsite desconhecido...
3. Vamos em frente!
4. Saudações Fraternas,
William W.B

José disse...

Entendo esse seu sentimento. Em minha cidade, Ouro Fino, cidade histórica, berço de vários intelectuais, isso acontece de modo mais agravado. A debilidade da política prejudica a cultura e a memória cultural. O que implica um futuro cada vez menos rico.

Felizmente existem ativistas como você.

Roldão Aires disse...

Prezado amigo e confrade Rodrigo, compreendo a sua revolta, no sentido do que o homem tem de mais caro, a sua história.
Você é um estudioso,do assunto, e gostaria de ver sua terra, com arquivos que testemunhassem o seu passado. Dizem que o brasileiro tem memória curta, eu discordo, não dão ao brasileiro a chance de ter memória, de saber de seus escritores, de onde ele vem, de quem culturalmente descende. Mas a culpa maior, está lá alta cúpula,
onde dizem que ler cansa, e que se honra de ter vindo de analfabetos.
Enfim esse é o Brasil. Vamos mudá-lo.

Paola Vannucci disse...

Rodrigo,
A revolta é muito grande, pois jamais podemos parar no tempo, se tratam a 'Cultura como lixo' e isso se faz há muito tempo é pq a cultura ainda está viva nos poucos corações que lhe restam, eu, vc e outros tantos poetas a fora estamos lutando num mundo sem alma, pq este mundo acabando com cultura, acaba com a educação que tanto o país precisa, muito bem colocadas suas palavras, mas penso que,
Cultura sem educação não funciona, e falta muito para o país entender que movimentos culturais enobrecem a educação e portanto o crescimento de toda nação.

Beijinhos

Paola

Rodrigo Poeta disse...

Agradeço aos amigos pelos comentários:

*Edu - Casa do Poeta de Praia Grande-SP e Membro Correspondente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ.
*Maria Lopes - Membro Honorário da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande-RJ.
*William Wollinger - Presidente da Academia de Letras de Governador Celso Ramos-SC e Membro Correspondente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ.
*Poeta Juninho de Ouro Fino-MG.
*Roldão Aires - artista plástico e Membro Correspondente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ.
*Poeta paulista Paola Vannucci.

Fabio Emecê disse...

Vamos partir para dentro amigo, as pessoas competentes não podem ser anuladas...

POESIA E PAIXÃO disse...

Rodrigo faço minha suas palavras e me sinto triste porque UM PAÍS SEM CULTURA É UM PAÍS SEM MEMÓRIA, porém não devemos e nem podemos desanimar porque não queremos que nossos filhos e netos possam viver num PAÍS SEM HISTORIA, portanto como CASTRO ALVES: COMO O RIFLE A METRALHADORA E O PUNHAL, A POESIA É TAMBEM UMA ARMA DO POVO, então poeta vamos em frente, desistir jamais porque estamos CERCADOS de incompetentes neste PAÍS, AQUELES QUE DEVERIAM CUIDAR DA MEMÓRIA CULTURAL TALVEZ NÃO O FAÇAM SIMPLESMENTE PORQUE NÃO SAIBAM COMO FAZER E O QUE FAZER SOBRE O QUE DEVERIAM FAZER, POETA ESTA SITUAÇÃO NÃO É SOMENTE AÍ EM SUA CIDADE, LAMENTO MUITO PORQUE ONDE EXISTEM PESSOAS ENVOLVIDAS PELA CULTURA.... E POR AMOR AO PRÓXIMO JÁ QUE TODOS TEMOS A RESPOSABILIDADE COM OS JOVENS E ADOLECENTES PARA UM FUTURO MELHOR ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO E CULTURA . PARABENS A VC PELA INICIATIVA DE FALAR DE UM ASSUNTO DE EXTREMA IMPORTANCIA PARA SUA CIDADE E PARA O BRASIL......

Direção disse...

ISSO MESMO ESTA CORRETO E RPECISO MAIS FORÇA DE VONTADE DOS NOSSOS JOVENS POIS SE ESQUECEM DA HISTORIA DE NOSSAS REGIOES .
EXISTE UM PROVERBIO ARABE SOBRE ISSO
" QUEM NEGA SUAS ORIGENS NAO TEM ORIGENS"

ARQUIDUKE DE MOLCHO
MENBRO DA ACLAC
DR. ANTHONY MOHAMMAD