terça-feira, janeiro 05, 2010

MEMÓRIARTE



*Você sabia que em Cabo Frio a guarda municipal tinha uma banda marcial! É isso mesmo, esta foto é da Banda da Guarda Municipal tirada em 29 de junho de 1975.
A cidade de Cabo Frio já teve duas outras bandas ou melhor agremiações: Liras e Jagunços. A duas entidades eram tão rivais que em Cabo Frio no início do século XX, as pessoas da época contavam sobre brigas , que até morte tinha, tudo por causa da política.
Hoje estas bandas só existem na memória como esta Banda da Guarda Municipal, onde ela junto com a Banda da Sociedade Musical 13 de Novembro e a Banda da Sociedade Musical Santa Helena faziam juntas a famosa retreta na Praça Porto Rocha.
A Banda Grêmio Musical 13 Novembro foi fundada em 13 de novembro de 1971 e a Banda Sociedade Musical Santa Helena foi fundada em 07 de setembro de 1937.Ambas tem os seus nomes relacionados com a história da cidade.
A primeira com a data da fundação da cidade de Cabo Frio, que foi fundada em 13 de novembro de 1615 e a segunda, porque foi o primeiro nome da cidade no ano de sua fundação, só passando a se chamar em 15 de agosto 1616 Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio em homenagem a primeira santa vinda de Portugal para o povoado, para depois somente Cabo Frio.
Hoje as bandas existentes em Cabo Frio vivem da carência de jovens músicos, da falta de apoio e claro de memória. Em 1996 o poeta, escritor, professor e Membro da Academia Cabo-friense de Letras Célio Mendes Guimarães lançou um livro sobre a Banda da Sociedade Musical Santa Helena de título: "Trajetória" da Sociedade Musical Santa Helena. Um livro que retrata meio século de conhecimento e trinta anos de relacionamento com admiração do autor.



*Capa do livro Trajetória da Sociedade Musical Santa Helena de Célio Mendes Guimarães.



- Deixo um pequeno poema em homenagem as bandas:

O encontro

Na alvorada lá vinha a Banda 13 de Novembro
A caminhar com seu som majestoso pela rua Jorge Lóssio
No bairro Vila Nova...

Ela passava sempre todo ano no dia do aniversário
Da minha majestosa cidade.

Ela ia de encontro com a Banda Santa Helena,
Para juntas com os cantos dos passarinhos
Fazerem uma festa para Cabo Frio.

Fica minha nostalgia
Em verso e linha...
Espero que nunca acabe esse dia
Em minhas alvoradas de minha vida!


05/01/10.
Rodrigo Octavio Pereira de Andrade.
Membro da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ.
*****

*Fonte da pesquisa:

- Livro:

Dados Históricos de Cabo Frio de Abel F. Beranger.

- Sites:

Associação de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro.

*link: http://www.asbamrj.com.br/


Cabo Frio News

*link: http://www.carneiro.com.br/

City Brazil

*link: http://www.citybrazil.com.br/

-
Fotografia da Banda da Guarda Municipal:

Cedida para reprodução por Rafaela da Silva Costa Rezende* neta de um dos integrantes da banda.

*Foi aluna do poeta e professor Rodrigo Octavio na Escola Estadual Aspino Rocha de Cabo Frio em 2009.

3 comentários:

Ana Paula Marinho disse...

Olá, estive passando por aqui e resolvi parar para ler o texto. Eu nunca havia lido uma coisa tão interessante sobre a cidade de Cano Frio assim, talvez seja pelo jeito de abordar o assunto do Autor. Gostei muito de saber sobre as bandas musicais de Cabo Frio, por várias vezes quando eu estava em Villa Nova, escutei os ensaios da banda 13 de Novembro e algumas semanas atrás tive o prazer de ver a banda tocando lá em frente à sociedade e achei isso lindo! A foto do texto também é muito interessante...
Parabéns pela informação prestada... gostei muito!

Anônimo disse...

PARABENS MEU NOBRE AMIGO ESCRITOR
E POETA
DE SEU CONFRADE ARQUIDUKE DE MOLCHO E MINISTRO AFRO EM 15 PAISES ANTHONY MOHAMMAD

Anônimo disse...

Belo texto. Meu avô também foi membro da Banda Musical Santa Helena.O que noto é que um histórico com os nomes dos membros da Banda,de geração em geração, se perdem a olhos vistos nos arquivos da cultura cabofriense. Seria de grande valia que voce deixasse 'a disposição onde posso encontrar esse livro.Grande abraço,