sexta-feira, janeiro 08, 2010

ENTREVISTA COM MARCELO REIS



A poesiarte apresenta: Marcelo Reis.

*Natural de São Paulo-SP.
*Nascido em 31 de agosto de 1967 .
*Escritor, terapeuta e pesquisador..
*Diretor Presidente da ABRAONG (Organização AFRO).
*Membro Correspondente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ.

-Vejamos uma entrevista feita por Rodrigo Poeta com Marcelo Reis:

1-Como nasceu a ABRAONG?

*Marcelo Reis: A ABRAONG nasceu na necessidade de abranger a população carente afro brasileira, mas com tempo fomos adicionando em um todo as questões carentes, mas sempre relembrando a história Afro e cultura em eventos, em aulas as crianças necessitadas levando a comunidade afro e as carentes em geral a raiz africana.

2-Qual é o papel da entidade?

*Marcelo Reis: Temos um número grande de famílias cadastradas na comunidade de São Mateus, região esta localizada na comunidade da zona leste de São Paulo. Estas famílias cadastradas uma vez por semana recebem uma quantia correta de frutas e alimentos. Tudo doação de nossas parcerias, mas ainda não supre toda a comunidade, por isso ainda dependemos de ajuda ao trabalho. Temos a junção com a Faculdade de Teologia Afro Brasileira (FTABH), esta que faz seu trabalho na questão de cursos para a profissionalização dos mesmos.

3-Por que a cultura negra é tão discriminada no campo religioso pelos próprios negros?

*Marcelo Reis: Infelizmente ouve uma influência grande da cultura católica e branca. Sabemos da imposição da mesma. Estes mesmos perderam seus nomes, seus costumes e esta geração foi influenciada. Hoje temos negros sem identidade, sem sobrenome, pois os nomes dos negros brasileiros são de origem portuguesa. A influência nas revistas e etc. Sobre a questão de que o branco é puro e o negro é sujo. Com essa forma errônea de visão, os próprios negros sem identidade se puro e o negro e sujo com essa forma errônea de visão os próprios negros sem identidade se apegam a religião branca católica e cristã, esquecendo suas raízes, abafadas pelo poder de massacre religioso.

4-Quais são os pensadores, que influenciaram você nesta empreitada sócio cultural?

*Marcelo Reis: Os pensadores que me influenciaram em particular negros foram: Machado de Assis, Ganga Zumba, Zumbi dos Palmares, Mandella, Martin Luther King, Luis Gama, João Cândido, José do Patrocínio, Malcom X e outros poderosos e fortes em suas palavras, que em alguma forma levei para minha vida.

5-Qual sua visão sobre as cotas para os negros?

*Marcelo Reis: A cota não suprirá as necessidades da comunidade afro no Brasil, ela é positiva, mas creio que também tem brancos, índios e asiáticos que precisam.

6-Quais as diferenças entre candomblé e umbanda?

*Marcelo Reis: O candomblé cultua os ancestrais africanos e dentro do candomblé nações denominadas da região local, como Angola o dialeto musical é de conversação e vem de origem do kinbundo, umbundu e línguas ancestrais da região, keto nação de conversação yoruba região da Nigéria, Gege Mahin, Gege Mina, Gege Vodu, são de origem Dahomei atual Benin, a lenda de Dahomey, de um certo Faraó Ramile, que se transformava em serpente por isso antigo nome de Benin DAHOMEY, ou seja, terra da serpente dentre a influência francesa na região.
A umbanda é de origem brasileira, tendo culto a caboclos, índios do Brasil e entidades brasileiras.
É uma religião genuinamente brasileira, nascida aqui.

7-Qual grande ícone da cultura negra mais representa mundialmente a etnia? Explique.

*Marcelo Reis: Tenho muitos, mas que me deixa mais marcado é o querido Ganga Zumba antecessor de Zumbi dos Palmares. Era filho da princesa Aqualtune. Ganga o precursor de fato dos mocambos ou quilombo. Lutador sem fim e soberano patriarca. Nobre na época de ouro do quilombo, nunca havia prosperado tanto em sua história, inclusive com comércio com os portugueses após seus tempos o quilombo não resistiu.

8-Fale um pouco da faculdade e do conselho afro de sua entidade.

*Marcelo Reis: Nossa faculdade afro vem fazendo um trabalho com a população, através de cursos referentes a histórias afro com parcerias com igrejas ecumênicas, organizações não governamentais. Ela é reconhecida internacionalmente como excelência em teologia, filosofia dentre outras matérias que temos, levando a história e também a uma vida mais saudável, pos somos holísticos livres, pois também trabalhamos com medicamentos naturais da própria essência da natureza. Nossa luta é contra o aquecimento global.
Na questão do conselho afro com parcerias Brasil Nigéria e Brasil Angola dentro de 15 países que sou Ministro Afro.

9-Deixe uma mensagem para posterioridade.

*Marcelo Reis: Um próspero ano que se vem a todos e mais união entre as pessoas, religiões e vamos estudar, pois hoje temos em mãos a tecnologia e as faculdades que são cadastradas em excelência e de fato reconhecidas em decreto de lei. Não pare de se aprimorar, um grande abraço a todos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Condessa Andrea Yiami Ako

Meus parabens pelas palavras

Anônimo disse...

MUITO BOM QUERIDO REIS
DE SUA AMIGA
DR.MARTA

Anônimo disse...

Olha!!! se há alguém que entende da teologia e cultura afro-brasileira no Brasil,esse homem se chama:Marcelo Reis.
É 100% sacerdote afro,100% teólogo afro,100% defensor da cultura afro-brasileira.O Brasil precisa de homens como Marcelo Reis,os negros,os brancos e outras raças.Marcelos Reis é exemplo pra nós.Meus parabens Dr. Marcelo Reis!!!
Dom Ricardo Lopes Firmino de Manaus-AM

Anônimo disse...

Muito bem as palavras do nobre teologo , escritor e sacerdote no qual me orgulho
e preciso realmente uma identidade negra .

Arquiduke de Molcho
Anthony Mohammad
Poeta

ONG AFRO BRASILEIRA disse...

muita força a todos que aqui comentaram e ao nobre poeta rodrigo do rj

PRESIDENTE FTABH FACULDADE TEOLOGICA
ABRAONG ONG AFRO
MARCELO REIS