domingo, abril 25, 2010

A AVENTURA DO TIO FRANCISCO DE VERA SALBEGO




A AVENTURA DO TIO FRANCISCO

        Era uma vez, numa pacata cidadezinha perdida no meio das montanhas, com apenas 500 habitantes.  Pessoas simples e de hábitos rústico.
         Vivem felizes, da Pecuária e Agricultura.  Lá existem poucas lojas, para dizer apenas um mercado, uma loja de vestuário, e uma farmácia.  Este é o comércio do local.
         Os moradores se conhecem, e vivem tranquilamente, deixando suas casas e carros abertos, pois não existe violência.  Existe honestidade naquele local.
        Numa fazendinha próxima da cidade vive um homem sozinho e sempre bem humorado, que todos respeitam e admiram. Tio Francisco era amado pelas crianças e adultos daquela localidade, que o chamavam assim num tom bem familiar, por considerá-lo como membro da família, pela simpatia.
         Em sua fazenda havia uma pequena floresta de árvores nativas, e uma cachoeira.
         Ele contava várias histórias, que aconteciam por ali, como a do Lobisomem e da Mula- sem -cabeça, mas a população não acreditava,  apenas ria.
         Certo dia um grupo de alunos da Escola da cidade vieram juntamente com a professora de ciências, para visitarem a floresta, e estudarem as plantas, que existia ali.
         Os alunos e a professora estavam radiantes, ao entrar entre as árvores juntamente com Tio Francisco, para o passeio.
         Foram caminhando e entrando naquele vasto paraíso da natureza notando assim a beleza das árvores, e dos animais, muitos deles raros.
         Iam à frente a professora e Tio Francisco explicando sobre a fauna e flora daquela região.
         Os estudantes entusiasmados vão adentrando a floresta e sentindo os aromas da mata e vendo o colorido das flores.
         De repente se deparam com seres de outro mundo (duendes: seres pequenos que só fazem o bem) e ficam boquiabertos com aquela situação.  Ficam perplexos com a situação.  E correm entre as árvores vendo aqueles seres pequenos e risonhos que estão por ali. 
       Tentam se comunicar, mas não conseguem, até que Tio Francisco intervém, para alivio dos alunos.
         Tio Francisco parece falar com aqueles seres e sentem que há cumplicidade entre eles.
         - Crianças, vocês não podem espalhar na cidade sobre nossos amiguinhos, porque eles precisam de paz e harmonia para viver.
         As crianças excitadas ficam paradas vendo Tio Francisco conversando numa língua diferente com aqueles seres iluminados. Eles não entendiam, mas percebiam que a comunicação estava fluindo bem.
         Eles sentem um grande carinho que emana dos duendes e percebem o valor desse afeto para a natureza. Os duendes unem as mãos e irradiam um facho de luz azul em direção as plantas doentes, que aos poucos iam se revigorando .
         A professora e os alunos sensibilizados com todo aquele amor pela natureza resolveram se comprometer mais na recuperação das plantas, e cuidarem da natureza.
         Assim sendo voltaram, para a escola, e criaram um Projeto de Preservação da Natureza e todos se comprometeram a ajudar e também a guardar o segredo sobre os duendes.
         A história termina com o segredo preservado, e Tio Francisco e a população do lugar vivendo felizes para sempre. 
 
*Vera Salbego é professora, escritora e poeta.
- Natural de Uruguaiana-RS.
- Representa a cidade de Guaíba-RS.
- Membro Correspondente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo Conto.Prendeu minha atençao do começo ao fim.Parabéns!!!