segunda-feira, novembro 01, 2010

ENTREVISTA COM CAMILA DE ARAUJO



*Nome: Camila de Araujo.
*Data de nascimento: 24/01/1991.
*Cidade de origem: Rio de Janeiro/RJ.
*Cidade que representa: Rio de Janeiro/RJ.
*Atividades: Estudante e blogueira.
*Email: Heyjude_rj@hotmail.com




- Vejamos a entrevista feita por Rodrigo Poeta com a blogueira do blog Teoria do Playmobil, Camila de Araujo:


1-Como nasceu a ideia da Teoria do Playmobil?

*Camila: Eu conheci a Teoria do Playmobil numa comunidade de site de relacionamentos. Na verdade, acaba sendo uma antítese, porque na vida a gente sempre encontra algo que vai tirar o nosso sorriso do rosto, porém se levar pro lado lúdico fica mais divertido.

2-Como você analisa culturalmente os blogs na internet?

*Camila: Não cito nem esse sucesso de vlogs no Brasil. Acho que é passageiro, assim como a onda do Flogão. Num patamar mundial, acho que os blogueiros são os novos formadores de opinião. Usando seus blogs como ferramenta para isso, já que estamos cada vez mais tempo conectados na rede, sempre tendo cada mais acesso a isso e conquistando principalmente aqueles que não são muito chegados em livros e revistas, como boa parte dos jovens que permanecem online.

3-O que faz inspirar você na sua escrita?

*Camila: Basicamente o que eu leio e escuto me influência muito. Jornalistas, escritores, poetas, dramaturgos, músicos como os Beatles e Los Hermanos.

4-Quem a influenciou?

*Camila: Primeira meu pai Raul que é um grande homem que sempre tem algum ensinamento, de grande caráter ecoração, meu irmão Rafael, que é uma das poucas pessoas que conseguiram ver as minhas qualidades e alguém que sempre me ajudou e ajuda em todos os momentos da vida. Minha irmã Beatriz que é uma figura, super inteligente, descontraída, pra cima, animada e trabalhadora e minha avó que é o amor da minha vida. E meus ídolos como os Beatles, Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante, Nelson Rodrigues e confesso, meu herói desde a infância, aquele repórter Belga, o Tintim.

5-Quais são os autores da literatura mundial que você admira?

*Camila: Nelson Rodrigues com sua escrita lasciva, Sidney Sheldon já mais cinematográfico e o velho safado Bukowski, escatológico e ácido, me influenciam muito por cada um ter uma forma de abordar as relações humanas. O Nelson é a minha maior influência, o admiro como profissional, dramturgo, porque apesar de numa linguagem folhetinesca, ele não tem o Personagem Moral, ou seja, a história não se converte pra uma moralidade, e com isso a torna mais humana.

6-Fale um pouco da Teoria do Playmobil? Cite exemplos.

*Camila: O blog veio depois de muitas reformulações e inserções de novos temas no meu antigo blog Casa do Besouro, onde eram apresentados inicialmente apenas contos e que ainda podem ser encontrados mesmo com este endereço. Nessa nova versão, eu falo sobre literatura, cinema, games, música, poesia e assuntos da cultura pop em geral, tem de tudo um pouco, mas os contos ainda são com certeza a sua maior referência. Por alguns eu tenho um carinho muito especial como Janta, Folia, Noite Carioca, O Tabuleiro, Aquele Abril...

7-Já realizou algum projeto de âmbito cultural?

*Camila: Infelizmente não. Mas eu tenho muita vontade, principalmente algo voltado a literatura que sem dúvida enriquece muito as pessoas em vários sentidos. A literatura pra mim é a história pela arte, por uma arte, que é a arte de escrever. Eu pretendo daqui há alguns anos fazer pós-graduação em literatura inclusive, mas isso é uma coisa com bastante tempo ainda a se pensar. 

8-Como você analisa a pirataria comercial?

*Camila: Sendo uma ilegalidade que sustenta o crime organizado, eu sou contra. As pessoas que se beneficiam disso não tem direito de reclamar de assalto, por exemplo, é uma visão radical, até porque eu sei que tem custo caro pra maioria da população brasileira, principalmente por causa dos impostos que acabam no bolso dos porcos corruptos que elegemos.

9-Deixe uma mensagem para posterioridade.

*Camila: Faça do que você acredita, os pés que vão te guiar.

4 comentários:

CAMILA de Araujo disse...

Ficou 10 a entrevista, obrigada pela oportunidade. Fico muito feliz, espero contribuir mais para este blog em breve, é uma honra enorme!

lorena disse...

ameeeeeei a entrevista, e nem vou falar da camila né, sabe escrever muito bem e com os seus textos envolventes que só ela tem , continue assim e eu recomendo hehe:)

Unknown disse...

Hummm, vc citou a Casa do Besouro! Bem lembrado hehehe, tinha me esquecido rs. Adorei a entrevista, menina! Parabéns! A Teoria do Playmobil é mais lido do que a gente pensa! rs

Cidão Oliveira disse...

Bacana, bacana. Sobretudo a questão da pirataria e os pensamentos sobre literatura.