quinta-feira, outubro 11, 2012

A HISTÓRIA DO MONSTRO DE RENATO BABÃO




A HISTÓRIA DO MONSTRO DE RENATO BABÃO


"No final de 1983, um grupo de pescadores de Cabo Frio foi pescar em alto mar, além da Ilha de Sant’Ana

 e se deparou com um enorme peixe, muito estranho, medonho de feio. De imediato o animal não pode ser identificado pelos biólogos por que cada pescador ilustrava o animal de uma forma mais horrenda do que a outra e assim o “Monstro” foi criado. Através de alguns dados do formato da cabeça e de outros detalhes recolhidos por outros pescadores que também alegavam ter visto o tal “Monstro” nas redondezas, os biólogos chegaram à conclusão que este animal horrendo poderia ser um cachalote ou um tubarão. O fato foi que isto sacudiu toda a cidade naquele ano. Pescadores apavorados se negavam a ir pescar, as famílias não menos assustadas proibiam até seus filhos de dar um ingênuo mergulho nas redondezas da ilha do japonês por causa do temido “Monstro”.

A notícia apavorante percorreu o Brasil todo em rede nacional através do programa da Rede Globo, o Fantástico, que veio à cidade e fez uma longa matéria com o fato do aparecimento do “Monstro” do mar Cabofriense.

O pescador mais assustado de toda a região dos Lagos foi o corajoso Renato Babão que, ao falar da terrível criatura, cuspia e se babava todo. Após muitas discussões e muito bate boca acerca do aparecimento desta fera do mar, aos poucos o assunto foi caindo no esquecimento do povo.

No carnaval de 1984 o bloco carnavalesco do Bairro União, Vermelho e Branco, em homenagem ao fato teve como enredo a história do “Monstro”. A letra do samba foi composta por Cafu, meu irmão, em parceria com o saudoso mineiro Tiê".

*Meri Damaceno  é memorialista e pesquisadora cabo-friense.

Nenhum comentário: