sexta-feira, dezembro 03, 2010

ENTREVISTA COM CÁSSIO AMARAL



*Nome: Cássio Amaral (Conhecido por Cão).
*Natural de Araxá/MG.
*Representa a cidade: Barra Velha/SC.
*Atividades: Professor de História, escritor e poeta.
*Blog: http://cassioamaral.blogspot.com


-Vejamos uma entrevista feita por Rodrigo Poeta com Cássio Amaral:




1-Como você começou a gostar de poesia?

*Cássio: Dos doze aos treze anos, eu queria fazer letra de música. Era a fase áurea do Rock Nacional. Sou filho da geração coca-cola. Ouvíamos muito o disco do Titãs, antes de entrarmos na sala de aula. Eu, meu primo que é advogado e poeta também, Adriano Amaral, Cassius Clay que é advogado também e o irmão dele Kelson, que é empresário. Eu, hoje sou professor de História e Filosofia. 

2-Quem incentivou você?

*Cássio: Meus padrinhos são o Rock Nacional dos anos oitenta.
Um amigo do Maranhão que conheci em Valparaíso, na época que morei em Goiás e em Brasília, este amigo chama-se Fernando Braga dos Santos. Fernando Braga. Um escritor e poeta de mão cheia. Meu tio materno, que era ator, Antônio Cunha. Meu tio deixou todos os livros que li na adolescência. De Machado de Assis a Graciliano Ramos, etc.

3-Que tipo de poesia você mais gosta e prefere fazer?

*Cássio: A poesia livre, a liberdade da minha linguagem como disse Paulo Leminski em Limites ao Céu. Respeito toda poesia, desde que bem construída e bem feita. Estou muito ligado à Música. E adoro haicais. Adoro o Japão. Minha religião é japonesa.

4-Qual o seu estilo de fazer poesia, ou seja, qual o modo em que você faz a poesia?

*Cássio: Vem como uma mediunidade, não tenho modo, apenas capto o inominável.
Sabe, hoje tenho usado mais o léxico, trabalho melhor meus poemas e faço questão de ter referências, citações. 

5-O que representa ser poeta para você?

*Cássio: É, esta pergunta é muito pertinente e legal. É que sempre discutimos, entre eu, Ricardo Wagner e Rafael Nolli, que são excelentes poetas.
Sabe, a palavra poeta está banalizada. Todo mundo é poeta agora, é só rimar coração e limão e já se considera.
Cara, poeta é andar na contramão, é entrar no sol, é uma trepada dentro de um trem, é guerrilha, sobretudo atitude. Penso que o cara já nasce poeta, não se aprende a ser poeta. É uma sina, uma loucura, uma disritimia. Poeta é aquele que anda no limite, e tem armas... É como um Rimbaud, é um traficante de armas e ao mesmo tempo um Samurai que sabe cortar o verso certo, no momento exato da escrita.

6-O que representa a poesia para você?

*Cássio: A poesia é a vida. Sem ela, talvez eu estaria num manicômio, louco e preso num hospício. 

7-Quais os grandes ícones da poesia brasileira e mundial, que agrada mais você?

*Cássio: Paulo Leminski, Torquato Neto, Waly Salomão.
Os franceses do século XIX, que século:
Baudelaire, Mallarmé, Rimbaud, Victor Hugo, No século XX Paul Valéry, Cecília Meireles, Hilda Hilst, Clarice Lispector, Alice Ruiz, Sylvia Plath, Ana Cristina Cesar, Vinícius de Moraes, Pablo Neruda, Os mineiros Murilo Mendes, Carlos Drummond de Andrade( não gostava dele,mas agora gosto) OSWALD DE ANDRADE, Os poetas da música: Cazuza, CARTOLA, Raul Seixas, Renato Russo, Eddie Vedder( Pearl Jam) , Jim Morrison (The Doors)
Cruz e Souza, Augusto dos Anjos, Manoel de Barros, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar.
HAICAÍSTAS: MATSUO BASHÔ, YATARO KOBAYASHI, HELENA KOLODY, MILLÔR FERNANDES, JACK KEROUAC.
Meus brother: RICARDO WAGNER, L. RAFAEL NOLLI , FLAVIO OTÁVIO FERREIRA.
Os amigos pela net: Célia Musilli, Kity Amaral, Ana Peluso.

Os que conhecemos no Rio que são demais: Tavinho Paes, Rodrigo de Souza Leão.Fernando Braga, Jayro Alves Ribeiro, João Rios Montandon, Luciano Gazel.
Outros: Linaldo Guedes, Leila Lopes, Loba, Fabrício Brandão, Claudio Daniel, Carpinejar, e muito outros. Esqueci muitos ainda. (Me desculpe quem eu esqueci) 

8-Você já participou de recitais de poesia? Se participou cite alguns de grande importância?

*Cássio: Já em minha cidade e com meus amigos L.Rafael Nolli e Flavio Otávio.

9-Qual a sua visão sobre a cultura principalmente no campo da literatura?

*Cássio: Minha visão é boa, tem muita gente produzindo. So não concordo em dividir recursos da Lei Rouanet com os Evangélicos. E mais, acho que tem muitos artistas, poetas e escritores bons, o que falta é apoio e patrocínio. Falta educação e cultura para o Brasil. Lembro-me de um verso do Camisa de Vênus, onde Marcelo Nova diz:
"Falta de Cultura pra cuspir na escultura"


10-Você já publicou algum livro? Se já, cite o nome dele e o ano em que foi publicado?
Já. São eles: Lua Insana e Sol Demente (2001); Estrelas Cadentes (2003);Sem Nome (coletânea de 2005);Participei das coletâneas de autores blogueiros Corpo e Alma em Verso e Prosa (2006) e Trilhas (2008), ambas organizadas por Euza Noronha. Sonnen (2008) e Enten Katsudatsu (2010).


*Vejamos a capa do Sonnen : 

*Vejamos o link  em que pode-se ler o livro Enten Katsudatsu:

Tenho algumas letras de músicas musicadas, tais como: DRACAMALEÃO, BICHO DE RUA, GRATIDÃO À MEISHU-SAMA E CALÇA DO DESEJO.


11-Você já fez algum projeto ou participou de algum em referência a poesia?

*Cássio: Participei do PERHAPPINESS 2004 em Curitiba, fui no peito e na raça sem grana. Fomos no Rio, eu Rafael Nolli, Ricardo Wagner e Tancredo Borges, entrevistamos Tavinho Paes e Rodrigo de Souza Leão.
As entrevistas estão no blog:

12-Qual a poesia sua em que você mais possue afeição?

*Cássio: Agora você me pegou, tem tantas. Talvez horas, Zaúns Taradóides.
Brother, você pode conferir no meu blog:


Um abração pra ti e muita luz e saúde.

Nenhum comentário: