sábado, dezembro 08, 2012

PROJETO QUERO MAIS ÁRVORES NA MINHA CIDADE

*LINDO FLAMBOYANT EM ARARUAMA/RJ.


*UM POUCO DA HISTÓRIA DO FLAMBOYANT (Delonix regia):



A Delonix regia (anteriormente, Poinciana regia Boj.), também conhecida por flor-do-paraíso, pau-rosa, flamboyant, flamboiaiã, flamboaiã e acácia-rubra, é uma árvore da família das leguminosas (Fabaceae). É nativa da ilha de Madagáscar e da África Tropical.

Etimologia
"Flamboyant", "flamboiaiã" e "flamboaiã" são oriundos do francês flamboyant.

Descrição
Embora esteja ameaçada de extinção no estado selvagem, é muito cultivada pelo seu valor ornamental.
Adaptou-se muito bem em toda a América tropical, sendo muito popularizada nas ilhas do Caribe. No Brasil, é usada na arborização de ruas e praças.
Apesar de ser muito ornamental devido às suas belíssimas flores, seu uso na  arborização urbana  fica recomendado apenas a parques e grandes espaços, devido à sua altura média de 7 a 10 m e a suas raízes muito superficiais e danosas, que destroem as calçadas ao seu redor. Uma boa opção é plantar a Caesalpinia pulcherrima, que é semelhante ao flamboaiã, porém com porte menor e sem o problema das raízes.
Suas folhas são caducifólias, medem em média 30 a 60 cm de comprimento, são pecioladas (haste) e revestidas por pelos finos e curtos, recompostas com folíolos pequenos medindo de 1 a 1,5 cm de comprimento e caducos (decíduos). A sua copa tem um formato largo (oblongo) e seu crescimento é relativamente rápido. Suas flores são majestosas e de cor vermelha-alaranjada ou amarelas. Cada flor possui 5 pétalas, sendo uma delas maior, com face superior rajada de vermelho ou laranjando sobre um fundo branco com bordas avermelhas, e 5 sépalas. A época de floração é de outubro a dezembro. O seu fruto é do tipo vagem, conhecido também como legume. De coloração castanho-escura, possui tamanho avantajado e permanece na árvore por mais de seis meses. A semente é dura, alongada, com 1,70 cm de comprimento em média (nunca mais de 2 cm) e sua coloração é castanho-clara.
Referências
FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.785
FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.785
Para germinar as sementes, basta lixar as laterais da semente alguns milímetros com uma lixa número 150 encontradas em depósitos de Material para construção( jamais lixe as pontas ), após o lixamento deixe as sementes na água limpa por 24 horas, as sementes dobram de tamanho. Plante as sementes em terra ou areia, e regue todos os dias até germinarem.




*SERÁ QUE ESTE FLAMBOYANT 
VAI RESISTIR AO PROGRESSO?

*O Flamboyant das fotos está localizado num terreno fechado no Centro de Araruama, pelo tamanho deve ter uns 40 anos. Será que vai resistir ao progresso?


*Fotos: Rodrigo Poeta.
*Data: 07/12/12.
*Câmera SAMSUNG S860 - 8.1 MEGA PIXELS.


*Envie artigos, poesias, fotos, chaeges, vídeos para:

poesiarte@hotmail.com 


*DENUNCIE E NÃO FIQUE RECLAMANDO DO CALOR, SE AS SOMBRAS DAS ÁRVORES ESTÃO SUMINDO DO MAPA!




Nenhum comentário: