terça-feira, junho 15, 2010

ARTIGO DE RODRIGO POETA



 PRINCIPAL ARTISTA DA COPA: A JABULANI

Nunca se falou tanto de uma bola de futebol em uma Copa do Mundo. A Jabulani nome batizado pelos sul-africanos para a bola do evento principal do futebol é sem dúvida alguma a grande atração.
Seu nome significa CELEBRAÇÃO.  É o verbo celebrar que está fazendo contagiar os sul-africanos e o mundo na primeira competição futebolística mundial no continente africano.
 Elogiada, criticada e até beijada,  a bola nesta Copa se tornou personagem.
Uma personagem mística, fabulosa, odiada e claro aclamada pela multidão no mundo, no simples prazer de vê-la dentro do gol!
Merecedora de um Oscar, ela corre pelos gramados em lances divinos de super-heroína e de lances maldosos de grande sofredora...
Lances divinos que lhe faz ser agraciada com o futebol arte.
Lances maldosos feitos pelos pernas de paus do futebol sem arte alguma...
Pegada pelo goleiro, pelo lateral, pelo capitão ,enfim até na comemoração de um gol...
Cobiçada por todos até pelos gandulas...e árbitros.
 Numa Copa na terra de Mandela, onde o Apartheid não figura mais , mas CELEBRA uma nova atração: A JABULANI!
Celebração que nos faz esquecer por um momento as mazelas da vida e que ela, a bola, seja aclamada pelas vozes dos poetas, narradores de alma, e claro pela nostálgica multidão a fora!
 Salve Mandela! Salve JABULANI!






















(Rodrigo Poeta*)
*Membro da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ.


-Vejam o vídeo da música tema da Copa:


5 comentários:

Ana Paula Marinho disse...

Jabulani.. até que é bonitinha. Mas ao ponto de vista dos jogadores uma péssima companheira. Engraçado como uma bola provocaa tamanho "ti ti ti". Gostei do seu artigo querido, parabéns.
O tema também foi bem legal. Senhora Jabulani. Beijão!

Alma disse...

Entre tantos nomes, a bola en-rola tudo, en-rola o poeta que não se satisfaz em vê-la redonda, rodando ao ar. Cria efeitos sem o saber ser jogador. Ou, talvez? seja um jogador na acepção de palavras e versos!
Bem, sem cogitar que uma bola é dona dela mesma, quem é merecedor de tocá-la se envaidece todo, como se prêmio imensurável fosse. Ah, bola, deixa de en-rolar o meio de campo, entra logo, faz esse gol! (milena, especial para o post no Poesiarte-16/06/10)

Anônimo disse...

TEMOS QUE DAR APOIO A COPA NA AFRICA DO SUL , QUE COM TANTA LUTA ESTA FIRME E FORTE.
A JABULANI VEM SENDO MOTIVO DE DISCURSSOES , MAS ELA E BONITA , ELEGANTE E PERSONALIZADA, COM NOME DE CADA SELEÇAO E ADVERSARIA NA MESMA.

DR. ANTHONY MOHAMMAD
POETA MENBRO ACLAC

Annyt@ disse...

Jabulani, um dos tantos nomes que ela tem... bola, redondinha e etc.
Jabulani... um dos mais bonitos, se pensar-mos bem, vamos notar que ela é um dos poucos artigos que conseguem unir pessoas, despertar paixões, concordando varias etinias, raças, cor..
Admirada,por mentes intelectuais até os mais simples pensadores.
Um viva a Jabulani!!!

Ótimo tema poeta!Parabéns!

Anônimo disse...

Preconceito esta infelizmente cravado no coração ate mesmo de sacerdotes e lideres religiosos que deveriam pregar a paz e a união .

Vejamos abaixo a matéria pastor de nome João Flávio Martinez que se sucedeu no estado da Paraiba.

Matéria do Jornal da Paraíba

Fala sobre a Palestra do Prof. João Flávio Martinez

O pastor João Flávio Martinez, (SJ Rio Preto – SP), durante palestra realizada na manhã de ontem, no Tabernáculo Bíblico do Parque do Povo, em Campina Grande, sobre o tema: “O que está por trás do terrorismo islâmico”, criticou a postura dos líderes muçulmanos, que usam as populações analfabetas como massa de manobra. Ele se referiu, entre outras questões, aos grupos terroristas, que na sua opinião são totalmente alienados e influenciados pela religião islâmica.

Durante a palestra, o pastor João Flávio exibiu as imagens da charge de Maomé (na verdade as charges não foram exibidas em consideração ao pedido do sheik Jihad), que causaram protestos e violência em algumas partes do mundo e disse não considerar o material tão afrontoso. “Afronta mesmo é um muçulmano em nome de Deus metralhar, em frente das câmeras, uma pessoa que foi ali, reconstruir o Iraque. Contra isso a gente não vê os líderes muçulmanos se manifestarem”.

Sobre a rejeição dos muçulmanos em relação às charges, o sheikh Jihad, um dos conferencistas do Encontro para a Nova Consciência, disse ser um direito da comunidade muçulmana se manifestar contra, no entanto lembra que a religião condena o excesso. “Temos o direito de nos manifestar. Não é direito nenhuma pessoa desrespeitar a outra”, desabafou. A programação do 8º Encontro para a Consciência Cristã foi encerrada na noite de ontem, com a palestra do pastor João Carlos Xavier, do Rio de Janeiro.

FRANCINETE SILVA (Jornalista)

Infelizmente este senhor que se diz sacerdote cristão deveria saber um pouco mais do seu livro sagrado que o diz : “ Não julgais para que não seja julgado” Palavras do Mestre Jesus e Profeta do Amor.

A sua critica em relação aos lideres não se pode generalizar todos os lideres e muçulmanos , e trata los como analfabetos , pois pessoas que não possui estudos se encontram em qualquer outra religião ate mesmo como também constatamos na religião evangélica.

O pastor e também Professor pois assim se apresenta deveria saber que muitos lideres islâmicos não são a favor de matanças humanas isso prova a falta de conhecimento no tema que ele se propôs a abordar , sendo ainda mais jocosa da parte do mesmo exibir as charges que isso a nível mundial trouxe tantos problemas, sabendo das leis internas de uma religião não podemos desafia La ou agredi La pois estamos nos excedendo nas nossas palavras e somos continuadores de uma faixa de guerra no qual o próprio mestre e profeta do amor Jesus disse que quando lhe atacarem com um tapa na face responda lhe dando o outro lado da mesma , pois quem vive pela espada morre pela espada.

Temos tantos problemas isso a nível de inúmeras religiões , os sacerdotes e lideres devem caminhar as pessoas para um caminho de entendimento e paz entre si , no qual esta e a missão.

O senhor João Flávio Martinez tem seu direito de concordar ou discordar mas com dados acadêmicos e religiosos , quando nos propomos a elaborar uma palestra ainda mais tratando de um tema tão polemico devemos ter cuidado com certas atitudes e palavras , devemos ter embasamento e apresentarmos os lados positivos e negativos da mesma , pois vemos em questão crista a falta de reuniões abordando temas como homossexualidade , desunião das suas próprias ordens evangélicas , pedofilia e outros temas que necessita de um cuidado maior em relação a religião evangélica e outros segmentos.

Todos como evangélicos , espíritas , muçulmanos e judeus querem a paz e são da paz , aceitar o próximo e aceitar a DEUS.

Dr. Anthony Mohammad - PRECONCEITO CHEGA JÁ!