Tu BiShvat
“ Aniversário das árvores “
20 de janeiro
Tempo de Comer Frutas
Por que ter uma celebração especial para o Ano Novo das Árvores, enquanto dias similares, como o 1o de Elul (Ano Novo dos Animais) e 1o de Nissan (Ano Novo para Reinados e Festas) não possuem nenhuma forma de celebração, e praticamente desapareceram do calendário judaico?
Os rabinos têm uma resposta simples: O dia 15 de Shvat é dedicado ao louvor à Terra de Israel. O dia é de alegria pois a terra começa a trazer o período de colheita, a produzir frutos e a exibir seu esplendor.
Frutas Simbolizam Benção
A Terra de Israel é particularmente reconhecida na Bíblia por ser uma boa terra devido a suas frutas e árvores:
"Pois o Senhor seu D'us está lhes trazendo para uma terra boa, uma terra de rios e fontes... uma terra de trigo e cevada, e vinhas e figueiras e romãs... uma terra coberta de oliveiras e mel." (Deuteronômio 8:7-8)
Portanto a terra de Israel é abençoada por ter cinco frutas e dois grãos. Quando o povo de Israel come elas e sente seu gosto, diz bençãos especiais, agradecendo a D'us pela boa terra que Ele lhe deu.
A Árvore É Como os Homens?
Numa das leis de D'us ( Allah ) , o povo de Israel recebe a ordem de não destruir árvores frutíferas durante as guerras, pois "São as árvores dos campos como um homem, que deve ser sitiado?" (Deuteronômio 20:19).
Os rabinos viram nesta questão retórica um elo profundo entre a humanidade e as árvores. Eles escreveram que, assim como as árvores são julgadas em Tu BiShvat, há um certo elemento de julgamento das pessoas nesta ocasião. Isto traz uma outra dimensão à festa, de alegria.
Árvores Antigas
Apesar de as descrições bíblicas de densas florestas na Terra de Israel deixarem muito a imaginar, a presença de árvores altas que sobreviveram à devastação são testemunhas de um período muito antigo no qual a terra era realmente florestada. Seguramente a região norte do país já foi totalmente coberta por árvores, algumas das quais têm hoje centenas de anos, troncos massivos e copas enormes.
Árvores Bíblicas
Palmeiras (alon) e terubins (elá) estão entre as árvores mais comumente mencionadas na Bíblia nas passagens de eventos históricos. Outras incluem as tamareiras ("... e Avraham plantou uma tamareira em Beer Sheva..."), e outras.
Devemos respeitar os mandamentos do Deus único pois ele pode ter muitos nomes mas e único e amor! Seja sempre Louvado o altíssimo e que ele nos guarde do mal do que nos deseja maldades !
Vamos orar pela paz na Palestina e Israel que os irmãos das 12 tribos e as restantes de Ismael esteja um dia inshallah ( se Deus permitir) em paz!
*Embaixador da paz pelo pacto global da ONU : Dr. Anthony Mohammad
– Bacharel em teologia universal
– D.H.C em filosofia Islamica e Monoteísta
– Oficial da PAC Patrulha aérea Missao de paz ( Mission Pró Haiti )
Nenhum comentário:
Postar um comentário